A Câmara Municipal de Formosa do Rio Preto aprovou no dia 25 de junho o projeto de municipalização do Bolsa Família, de autoria da Prefeitura. O Programa é totalmente custeado pelo município e vai ajudar a complementar a renda das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade, combatendo a fome, reduzindo as desigualdades e promovendo políticas públicas. É a Prefeitura de Formosa do Rio Preto, cada vez mais trabalhando pela nossa gente.

sábado, 27 de julho de 2019

Secretaria de Saúde de Barreiras recebe Prêmio Irmã Dulce durante Congresso em Salvador


Com o tema Governança, Regionalização e Financiamento, o 7º Congresso de Secretários Municipais de Saúde da Bahia, reuniu na última terça-feira (23) diversas autoridades em Salvador, dentre eles, os secretários municipais de saúde e profissionais da área. O evento que aconteceu no auditório da UPB teve uma ampla programação, com palestras e troca de experiências durante dois dias.

Dentro do cronograma do 7º Congresso de Secretários, o município de Barreiras recebeu o Prêmio Irmã Dulce 2019, pelo destaque do Programa HumanizaDOR de Fibromialgia. O Prêmio Irmã Dulce premiou no total 36 experiências exitosas, realizadas em municípios baianos que representaram o estado na 16ª Mostra Brasil, Aqui tem SUS, no Congresso Nacional, em Brasília.

A Prefeitura de Barreiras tem realizado um grande trabalho de expansão da cobertura na saúde básica do município, através do Projeto Saúde Humanizada, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde. A gestão municipal reestruturou o atendimento da saúde, requalificou unidades existentes e implantou novos serviços como o Centro de Atendimento do Homem - CEAH, Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, CAPS AD II Álcool e outras Drogas, implantou a Ala de Saúde Mental no Hospital Eurico Dutra e está construindo 14 novos postos de saúde.

Recebendo a premiação das mãos do secretário de saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, e ao lado dapresidente do COSEMS Estela Souza e do Vice presidente do CONAS Mauro Junqueira, o secretário municipal de saúde Anderson Vian, destacou a colaboração de toda equipe da Secretaria de Saúde nessa significativa conquista para o município de Barreiras.

“Esse prêmio representa todo o empenho da equipe da secretaria de saúde, de modo especial do grupo de Fibromialgia, e a determinação do prefeito Zito Barbosa em transformar a saúde em nosso município, com a oferta de atendimento cada vez mais humanizado. O grupo de Fibromialgia tem se empenhando para levar um atendimento de qualidade e referência aos pacientes, que sofrem essa síndrome. Barreiras foi um dos poucos municípios reconhecidos no Congresso Nacional de Saúde e ficamos contentes por mostrar o trabalho que é oferecido diariamente em nosso município, sendo reconhecido agora, como um programa de qualidade e destaque a nível nacional”, relatou Anderson Vian.

A Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde, atende atualmente mais de 200 pacientes que fazem acompanhamento no Programa HumanizaDOR, que fica no anexo na Unidade de Saúde Leonídia Ayres na Morada Nobre. Coordenado pelo osteopata Bruno Ramos, toda semana tem atendimento médico, incluindo especialista na área de psicologia, nutrição, educação física, medicina reumatológica, medicina osteopática, terapias baseada na medicina biopsicossocial, como a Constelação Familiar Sistêmica e as terapias integrativas que compõem a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), como procedimentos terapêuticos que auxiliam no tratamento de algumas síndromes.

A programação teve ainda reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), Assembleia Ordinária e Eleição da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e membros representantes do COSEMS/BA na CIB, e a palestra “Emendas parlamentares, captação de recursos, execução e prestação de contas”, ministrada pela assessora técnica do CONASEMS, Alessandra Giseli Matias.

Deixe aqui o seu comentário!
EmoticonEmoticon