sexta-feira, 19 de julho de 2019

Feira de Angical fortalece produção de pequenos agricultores


Toda sexta-feira à noite, quem mora em Angical, no Oeste da Bahia, tem destino certo: a feira de Agricultura Familiar, que foi incluída no calendário de ações da Rede de atores do Desenvolvimento do Sebrae. Esse hábito já é comum entre os moradores há pouco mais de um ano, quando a feira foi realizada pela primeira vez na cidade. Atualmente, cerca de 90 pequenos produtores vendem frutas, verduras e hortaliças. Tudo é produzido em Angical e monitorado pela secretaria de Agricultura.

“Antes da feira ser realizada aqui na cidade, os moradores precisavam ir à Barreiras para comprar. Agora, temos essa facilidade de comprar o alimento produzido aqui”, destaca gerente da Agricultura Familiar de Angical, Natalina Souza.

A feira é realizada sempre das 18h às 22h e serve de lazer para quem mora na cidade. No pavilhão, que fica próximo à praça principal, os moradores compram frutas e verduras e ampliam a experiência ouvindo uma boa música ao vivo e experimentando pratos típicos na área de gastronomia.

Para quem produz, a feira já rendeu frutos e a satisfação é garantida. Renildo Matos mora no assentamento Eixo de Missão, em Angical. Ele faz parte de uma associação que trabalha com mandiocultura. Atualmente, são 27 famílias que fazem bolos, biscoitos e farinha de mandioca.

“Nós plantamos mandioca e fazemos os produtos para vender na feira. No último ano, nossa produção aumentou e temos uma clientela cativa que vem na feira comprar nossos produtos toda sexta-feira”, afirma.

Os feirantes também recebem orientação da Secretaria Municipal de Agricultura sobre modos de plantio mais sustentáveis. Cerca de 11 produtores já iniciaram as adequações para produzirem produtos agroecológicos.

“Esses agricultores estão em fase de transição. Não colocam mais agrotóxicos nas lavouras, procuram alternativas para controle de pragas e, aos poucos, vão mudando hábitos para vender produtos de ótima qualidade na feira”, afirma Natalina.

Rede de Atores da Terra


A Feira da Agricultura Familiar de Angical foi incluída no calendário de ações da Rede de Atores do Desenvolvimento do Sebrae que, neste ano, está focado nos pequenos produtores. Cerca de 25 municípios da região Oeste têm até novembro para desenvolver ações que promovam a agricultura familiar e as feiras livres.

Em parceria com o Sebrae, os municípios fortalecem as atividades dos produtores locais para maior circulação de renda. A troca de experiência é também uma das ações dentro do programa que auxilia nas atividades.

“O Sebrae oferece capacitação e o encontro dos municípios para que, juntos, possam traçar ações para o desenvolvimento da agricultura familiar. Angical tem esse exemplo da feira, que está se desenvolvendo e deve crescer ainda mais. Isso beneficia os pequenos produtores e a população, que não precisa mais sair da cidade para fazer compras”, afirma o gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso.







Agência Sebrae de Notícias Bahia

Deixe aqui o seu comentário!
EmoticonEmoticon

Uma forma inovadora e segura de pedir seu áudio!

Uma forma inovadora e segura de pedir seu áudio!
Clique no Banner e entre no site e faça o seu cadastro!