sexta-feira, 5 de julho de 2019

Encontro reúne especialistas em Incêndios Florestais no Oeste da Bahia



O município de Barreiras vai sediar um grande debate sobre prevenção e combate aos incêndios florestais no Oeste, considerada uma das regiões com maior ocorrência no Estado. O 1° Seminário de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Oeste da Bahia reunirá especialistas do Brasil e de Portugal, e será realizado na próxima quarta-feira (10), às 8h, no auditório da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob).

O evento é promovido pelo Subcomitê de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais da região Oeste da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Estado (Sema) e do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), e conta com o apoio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Conservação Internacional, Câmara de Vereadores de Barreiras e Prefeitura de Barreiras.

O intuito é promover um espaço de disseminação de estudos, experiências, alternativas, tecnologias e inovação sobre a temática dos incêndios florestais no Oeste. Estarão presentes representantes municipais, lideranças locais, associações, ONG's, sindicatos, cooperativas, brigadistas, estudantes, produtores rurais e sociedade civil.


O seminário terá a participação do secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira; da reitora da Ufob, Iracema Veloso; da diretora geral do Inema, Márcia Telles; do comandante do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Francisco Telles; do prefeito de Barreiras, Zito Barbosa; e do presidente da Aiba, Celestino Zanella;

A programação pela manhã contará com uma palestra sobre “Prevenção e Monitoramento”, com o professor da Ufob, Ricardo Reis. Já pela tarde o tema “Produtos meteorológicos do programa de queimadas do INPE – Experimentos de campo, focos de queimadas e risco do fogo” será abordado pelo pesquisador e meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), José Guilherme Martins. Logo depois, acontecerá a palestra “Manejo Integrado do Fogo – O uso do fogo na prevenção e combate aos incêndios em espaços naturais”, com o engenheiro Nuno Osório, comandante dos Bombeiros Profissionais de Figueira da Foz, de Coimbra – Portugal.

Deixe aqui o seu comentário!
EmoticonEmoticon