quinta-feira, 25 de julho de 2019

Com apoio da Prefeitura de São Desidério, comunidade de Pedras recebe Sistema de Energia Solar




Distante aproximadamente 146 quilômetros da sede de São Desidério, o povoado de Pedras era um dos únicos locais do município que ainda não tinha energia elétrica, realidade que foi mudada há pouco mais de 15 dias quando por meio dos esforços da Prefeitura Municipal foi instalado o Sistema de Energia Solar pelo programa de eletrificação rural do Governo Federal Luz para Todos.

As 16 residências da localidade e o prédio escolar receberam instalação de placas de energia solar. O serviço foi executado pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA). “Trata-se de uma região muito distante da sede municipal e a Coelba instalou nas residências placas solares com potência de aproximadamente 45 KW /mês, sendo possível a utilização de uma geladeira de 210 litros, que nas instalações anteriores não era possível”, explicou o gestor da Unidade de Atendimento da Coelba em Barreiras, Leonardo Oliveira.

O morador da localidade, Pedro das Virgens comemora. “Há 12 anos moro em Pedras e hoje, eu e minha família estamos satisfeitos. Antes a energia era ligada a motor e funcionava das 18h às 22 horas. Agora com a energia solar temos mais conforto em casa. Já tinha uma televisão e agora estou pensando em comprar uma geladeira” afirmou.

O antigo sistema de energia movido a gerador, mantinha a escola e o poço artesiano da comunidade. “A parte de frios da merenda escolar tinha que ser armazenada em Currais, comunidade mais próxima. Não podíamos acender uma lâmpada ou ligar o computador para digitar as atividades escolares. Hoje a nossa escola vive outra realidade, só temos a agradecer o apoio do prefeito Zé Carlos”, revela o professor Neuzito de Jesus.

“Essa era uma tentativa do prefeito Zé Carlos em levar o projeto de eletrificação rural para a comunidade de Pedras, que devido à distância da sede era um problema antigo fazer com que a energia elétrica chegasse a essa localidade. E o Governo Municipal por meio de parcerias conseguiu que essa realidade fosse mudada”, declarou o secretário de Administração e Finanças, Tony Linhares.

Ascom/Prefeitura de São Desidério
Blog Hailton Pereira

Deixe aqui o seu comentário!
EmoticonEmoticon

Uma forma inovadora e segura de pedir seu áudio!

Uma forma inovadora e segura de pedir seu áudio!
Clique no Banner e entre no site e faça o seu cadastro!