sexta-feira, 5 de julho de 2019

São Desidério se destaca em 3º lugar como a melhor Gestão da Bahia e única no oeste



O município de São Desidério tem a terceira melhor gestão pública da Bahia de acordo com o Índice de Governança Municipal (IGM-CFA), na categoria entre 20 mil e 50 mil habitantes e PIB per capita entre R$ 14.461 e R$ 296.459. O estudo, realizado pelo Instituto Publix, sob encomenda do Conselho Federal de Administração (CFA), foi divulgado nesta semana e corresponde ao ano de 2018.

O Índice CFA de Governança Municipal foi lançado em novembro de 2016 e tem seus parâmetros pautados nos temas Finanças, Gestão e Desempenho. A pesquisa considera áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência, dentre outras. No ano que este índice foi criado, o município de São Desidério nem sequer apareceu no resultado do levantamento, que destacou as cidades paulistas de Ilha Bela e Santana do Parnaíba como as melhores, seguidas pela cidade catarinense Bombinhas.

Segundo o resultado baseado no ano de 2018, no índice geral São Desidério alcançou nota de 6.21, ficando atrás de Mata de São João com 6.83 e Sobradinho com 6,35. No quesito finanças, o município atingiu a nota (7,04) ficando em primeiro lugar no ranking baiano.

Este resultado reflete o trabalho intenso que a atual gestão vem desenvolvendo, sendo que nos últimos dois anos, o município passou por mudanças importantes em vários setores, trabalho que recebe o reconhecimento da população e de órgãos públicos como o CFA. Na área da saúde, São Desidério se tornou referência destacando-se como o terceiro município da Bahia e primeiro da região oeste que mais investiu na saúde por habitante no ano de 2017.

No setor de habitação mais de 100 casas já foram construídas com recursos próprios e entregues a famílias carentes do município. Na educação há grandes investimentos com a construção de dois grandes centros educacionais e uma biblioteca. Outro fator positivo foi a redução da violência no município, onde através da parceria da Prefeitura com o Governo do Estado foi implantada mais uma guarnição da Polícia Militar, com aumento de oito policiais no distrito de Roda Velha e policiamento diário no distrito de Sítio Grande. As comunidades rurais, distritos e sede recebem melhorias voltadas a infraestrutura, sistemas de abastecimentos de água são construídos para garantir acesso de qualidade á população rural.

“É muito satisfatório ver o resultado do nosso trabalho, estamos realizando investimentos em todas as áreas para assegurar, com qualidade, direitos básicos como saúde, educação e habitação, além de melhorar as condições de vida do povo, lembrando que primamos pela transparência, economicidade no uso dos recursos públicos, evitando gastos desenfreados e desperdícios”, disse o prefeito, Zé Carlos.









Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de São Desidério

Deixe aqui o seu comentário!
EmoticonEmoticon

Uma forma inovadora e segura de pedir seu áudio!

Uma forma inovadora e segura de pedir seu áudio!
Clique no Banner e entre no site e faça o seu cadastro!