segunda-feira, 10 de junho de 2019

Prefeitura de Barreiras adere ao Programa Educação Empreendedora do Sebrae


O município de Barreiras é o mais novo integrante do Programa Educação Empreendedora do Sebrae. O termo de adesão foi assinado no final do mês de maio, e as servidoras Neuracy Rosalina e Naiade Tavares representaram a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer na Semana de Educação Empreendedora, que aconteceu de 27 a 31 de maio, no Hotel Fiesta, em Salvador.

Durante três dias, 56 municípios baianos se reuniram para formação de 160 novos multiplicadores do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que tem a missão de repassar o conteúdo a professores municipais, que, por sua vez, levarão a metodologia para os alunos em sala de aula. A previsão para a disseminação da metodologia aos professores está programada para julho, e a partir de agosto, o conteúdo já deve ser aplicado em sala de aula.

O JEPP é uma metodologia do Programa Nacional de Educação Empreendedora, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora na educação básica, principalmente na educação fundamental II. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

Em Salvador, as servidoras Neuracy e Naiade participaram das oficinas de aprendizagem e do Fórum de Educação Empreendedora com a presença do superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, que apresentou casos de sucessos de instituições que receberam as ações do programa do Sebrae na Bahia e em outros estados. O objetivo do fórum foi discutir e disseminar práticas de educação empreendedora existentes no Brasil como forma de incentivar os parceiros locais e professores.

“O programa é surpreendente, estamos ansiosas para iniciar a disseminação do conteúdo teórico e prático com os professores. Durante esses três dias captamos a importância do JEPP, que visa construir um projeto de vida empreendedor com os jovens e até mesmo desenvolver a mão de obra para o mercado de trabalho. Iniciaremos com duas escolas piloto, e vamos juntos identificar o potencial empreendedor e ajudar no protagonismo juvenil, elaborando projetos de vida”, disse a educadora Neuracy.

A secretária de educação Cátia Alencar explicou que o Programa de Educação Empreendedora e JEEP funcionará articulado com o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) e a Base Nacional Comum Curricular(BNCC), e será implantado nas escolas municipais.

“Debater educação empreendedora no contexto atual se tornou importante por se mostrar uma alternativa para as gerações que estão sendo formadas agora nas escolas e universidades. Em Barreiras, vamos apresentar aos professores formas de atuação através de palestra e diálogo semanais com os alunos sobre o empreendedorismo, iniciando com duas escolas piloto: o Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus e a Escola Municipal Santa Luzia na comunidade de Rio de Pedras, e no próximo ano estenderemos as escolas da rede de ensino”, garantiu a secretária.




Dircom

Deixe aqui o seu comentário!
EmoticonEmoticon

Uma forma inovadora e segura de pedir seu áudio!

Uma forma inovadora e segura de pedir seu áudio!
Clique no Banner e entre no site e faça o seu cadastro!