quinta-feira, 13 de junho de 2019

Clube de Leitura ‘Saberes Ambientais do Cerrado’ dá início programação especial da Secretaria de Meio Ambiente de São Desidério


Às margens do Rio São Desidério, a Lavanderia Cultural foi o local escolhido para realização da 1ª edição do ‘Clube de Leitura Saberes Ambientais do Cerrado’, realizado na tarde de quarta-feira 12 de junho. Idealizado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR), o projeto Clube de Leitura objetiva debater a cultura e os saberes do povo do cerrado, como maneira possível para a conservação, prática sustentável e educação ambiental.

A primeira edição marca o início das programações da SEMATUR nos meses de junho e julho. “Este Clube da Leitura busca uma proximidade entre cultura, sociedade e meio ambiente, para demonstrar que um ambiente equilibrado em seus vários sistemas ecológicos, pode propiciar desenvolvimento Sustentável às várias culturas de comunidades tradicionais, urbanas e na escala global”, afirmou o diretor de Meio Ambiente, Georghinton Diêgo.

O 1º Clube teve como convidado o professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Valney Rigonato que explanou sobre seu livro ‘Saberes Ambientais do Cerrado’, publicado em 2016. A obra que dá nome ao Clube, aborda acerca do projeto Saberes Ambientais do Cerrado desenvolvido na Escola Municipal Ovídio Francelino de Souza localizada no povoado de Ponte de Mateus, e contempla oito comunidades do Vale do Guará: Ponte de Mateus, Currais, Cera, Pedras, Larga, Riacho de Fogo, Vereda Grande e Contagem.

“Este projeto do livro foi realizado durante dois anos. Conhecemos o Vale do Guará e foi pensado um trabalho que atendesse a todas as pessoas que vivem nessa região. Foram desenvolvidas oficinas até culminar em um resultado que para mim, foi uma grande vivência. Agradeço a Secretaria de Meio Ambiente pelo convite de estar aqui hoje divulgando esse livro que é apenas uma parte, pois o projeto em si e a aprendizagem adquiridos foram valiosos”, destacou o professor Valney Rigonato.

A programação da SEMATUR de junho e julho tem como lema ‘Meio Ambiente: Refletir, Agir e Sustentar!’, e inclui ainda: Oficina de Compostagem no dia 18 às 08 horas na área do Viveiro Municipal; Oficina Entomológica na Trilha da Lagoa Azul no dia 19 às 08 horas; Mutirão Ecológico com participação do grupo Comitiva dos Matutos no dia 20 no povoado de Penedo; Feirinha ‘Luar do Cerrado’ que acontecerá no dia 05 de julho das 18 às 22 horas na Praça Abelardo Alencar; Oficina para Preparação de Mudas no dia 17 de julho. E para encerrar a programação, será realizada a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente e Turismo no dia 24 de julho às 08 horas no Centro Cultural.






Ascom prefeitura de São Desidério

Deixe aqui o seu comentário!
EmoticonEmoticon