segunda-feira, 6 de maio de 2019

CRAS do Bairro Morada da Lua promove roda de conversa pelo combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil


Promover a mobilização da sociedade pelo combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é o principal objetivo da campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, promovida em Barreiras, pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho, no mês de maio. Durante a sexta-feira, 03, o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS II (Morada da Lua), promoveu uma roda de conversa com as integrantes do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) para alertar sobre os indicativos físicos e comportamentais do abuso.

A palestra, ministrada pela psicóloga Shalana Oliveira e mediada pela assistente social Judite Moreira, também apresentou a rede de proteção disponível no município e deu ao grupo a oportunidade de falar sobre as experiências vividas ao longo da vida com os jovens no ambiente familiar.

“É importante falar sobre essa temática para que as participantes possam também alertar outras pessoas. O crime de exploração não prescreve e pode ser denunciado a qualquer momento, calar é consentir e nós precisamos proteger nossas crianças e adolescentes. Temos o Disque 100 para denúncia, a polícia e todos os órgãos da rede de proteção à disposição”, ressaltou a psicóloga.

Atualmente, o CRAS II possui cerca de 1.000 famílias cadastradas e oferta serviços como oficinas de artesanato, palestras, encaminhamento aos serviços de assistência social, emissão da carteirinha do idoso e acompanhamento familiar. Segundo a lavradora Darilene Ribeiro, a participação nas atividades do Centro tem mudado a vida da sua família.

“Frequento o CRAS há cerca de três meses, com minha filha de 26 anos que sofre com a depressão. O atendimento aqui é muito bom, já noto que ela está bem melhor, gostamos de participar de tudo, principalmente da oficinas de artesanato”, destacou Darilene.

O CRAS II funciona na Rua Iazinha Pamplona – 912. Esta semana, o circuito de palestras deve continuar contemplando também os idosos atendidos na unidade que abrange também o Loteamento São Paulo, Renato Gonçalves, Sandra Regina, Boa Sorte, Ribeirão, Recanto dos Pássaros, Antônio Geraldo, Loteamento Aratu e Vila Juri. “Hoje, nós recebemos muitas famílias das zonas urbana e rural que sobrevivem apenas com o benefício do Bolsa Família. Trabalhamos em rede para encaminhar cada caso ao serviço específico disponível no município”, explicou a coordenadora Carla Quinteiro.

O Dia D da Campanha Faça Bonito é realizado pela Prefeitura de Barreiras, assim como em todo o país, no dia 18 de Maio. A data é uma referência ao caso Araceli, ocorrido na década de 70, quando a menina de oito anos foi sequestrada, estuprada e morta. O crime permanece impune.

Deixe aqui o seu comentário!
EmoticonEmoticon