Vigilância Sanitária de Formosa faz coleta de amostras de água para análise


A equipe da Vigilância Sanitária (Visa) de Formosa do Rio Preto realizou na última terça-feira (09/04) mais uma série de coletas de água no município, em estabelecimentos públicos e residências particulares.

O responsável em Formosa pelo Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua), Nivaldo Filho, explica que mensalmente são coletadas 22 amostras, 17 de água tratada provenientes da rede de abastecimento da Embasa e 5 da denominada água bruta (sem tratamento) retirada de poços artesianos ou carros-pipa, por exemplo.

As quais são encaminhadas para o Laboratório Central de Análises Clínicas (Lacen) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) para que seja feita a avaliação, em parceria com o Ministério da Saúde, da qualidade físico-química e microbiológica da água disponibilizada para consumo humano.

Esse trabalho teve início em janeiro e já registra 88 amostras coletadas, sendo 20 de água bruta e as demais de água tratada. Os resultados das primeiras análises ainda não foram concluídos, mas devem ser comunicados ao município nos próximos dias.

Análise de agrotóxicos
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Jailton Pereira da Silva, também são coletadas 4 amostras por ano direto da estação de tratamento da Embasa para avaliação sobre a presença de agrotóxicos na água destinada ao consumo humano. A última ocorreu no dia 5 de abril. No ano passado, foi possível enviar 3 amostras, cujo resultado de 2 delas foi negativo e falta receber o parecer da terceira, enviada em dezembro de 2018.

O material é remetido para o Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-BA) que o encaminha para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro, onde são feitas as análises.


Ascom prefeitura de Formosa do Rio Preto/BA

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.