Turma de Psicologia da FASB realiza I Feira das Teorias da Personalidade


Com o objetivo de apresentar, de modo simples e prático, os principais estudos sobre o comportamento e a personalidade humana, a turma do 3º semestre do curso de Psicologia da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), idealizou a Feira das Teorias das Personalidades. A primeira edição do evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (24), no hall do primeiro andar do prédio I, na sede da instituição. Cada grupo, formado pelos estudantes, apresentou uma das teorias, com ilustrações e ambientes montados para facilitar a compreensão dos visitantes.

A professora Beatriz Rabelo, orientadora da feira, disse que “a ideia da exposição é fazer a integração entre os alunos de semestres diversos, tentando explanar os conteúdos com exemplos práticos, de forma lúdica”. Ela considerou positiva a interação entre os acadêmicos no processo de produção do trabalho, que resultou na confecção de gráficos, elaboração de dinâmicas, construção da maquete da pirâmide de Maslow e criação de mapas e imagens ilustrativas. Após a apresentação foi realizada uma mesa redonda, com a participação dos alunos do 1º semestre, em que foram discutidos: Behaviorismo, Psicanálise, Psicodrama de Moreno, Teoria Cognitivo-comportamental, Gestalt, Humanismo e Sistêmica.

Carla Tartari Leão participou de um dos grupos. Ela explicou a importância dos estudos sobre a personalidade e o comportamento. “Conhecer as causas, das doenças psicossomáticas é fundamental para o tratamento ou a cura. Muitos desses males afetam e transformam negativamente a vida de muitas famílias, principalmente por causa do mundo complexo em que vivemos”, disse. A estudante Rayssa Pessoa comentou sobre os pontos positivos do trabalho, além do compartilhamento do conteúdo: “Foi um grande aprendizado do ponto de vista coletivo. Nos unimos para trabalhar em conjunto e isso nos deu a condição de ganhar mais conhecimento. Nosso curso abrange muitas teorias, por isso é gratificante poder compartilhar com as pessoas o que aprendemos até aqui”, pontuou.

Evelley Emmanuela Félix dos Santos, do 9º semestre, falou sobre a experiência vivida durante a visita ao evento. “Quando cheguei aqui fiz uma volta no tempo, me lembrando do início do curso. Na época não tínhamos a feira, mas trabalhamos com esses conteúdos. Muitas dessas teorias eu não lembrava mais, porque hoje tenho mais contato com algumas dessas abordagens em um plano mais avançado. Participar dessa feira me fez refletir sobre o quanto aprendi com o curso. Isso mostra que a Psicologia é uma área de grande riqueza teórico-prática, que vale a pena ser estudada”, concluiu.

Araticum Comunicação

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima