sábado, 6 de abril de 2019

Sema e Inema entregam mais de 10 mil Cefir no primeiro trimestre do ano

No primeiro trimestre de 2019, agricultores das cidades de Aramari, Cachoeira, Camamu, Canápolis, Cansanção, Caraíbas, Itacaré, Jaguaripe, Jussari, Mansidão, Nilo Peçanha, Rio do Antônio, Taperoá e Laje receberam um total de 10.581 certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CAR/Cefir), com um investimento de mais de R$ 750 mil.

Em Laje, no centro-sul da Bahia, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) entregaram 431 certificados ambientais rurais na quinta-feira (4), totalizando 1.778 documentos já entregues no município. O documento permite a regularização ambiental de imóveis rurais e é concedido a agricultores familiares com imóveis de até quatro módulos fiscais.

Iniciado em 2014, o contrato celebrado entre o Inema e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tendo a Sema como a responsabilidade de articulador, já realizou, por meio de empresas contratadas, o CAR/Cefir de cerca de 360 mil propriedades rurais com até quatro módulos fiscais. A meta é de aproximadamente 400 mil cadastros até o fim do ano.

O trabalho de cadastramento continua no interior do estado a fim de ampliar o número de pequenas propriedades regularizadas. Com a regularização ambiental das suas terras, os pequenos proprietários rurais estarão aptos a solicitar concessão de crédito agrícola a instituições financeiras. Além disso, o cadastro beneficia a gestão ambiental no estado, dando ao governo um controle maior sobre as reservas legais e áreas de preservação das propriedades rurais.

Cadastro

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma ferramenta pilar da política de regularização ambiental no Brasil e foi instituído como registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Na Bahia, o CAR corresponde ao Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), que inclui mais informações para auxiliar a fiscalização e regularização ambiental em território baiano.

Fonte: Ascom/Sema

Deixe aqui o seu comentário!
EmoticonEmoticon

Uma forma inovadora e segura de pedir seu áudio!

Uma forma inovadora e segura de pedir seu áudio!
Clique no Banner e entre no site e faça o seu cadastro!