Sebrae promove encontro com Atores do Desenvolvimento a favor dos pequenos negócios do Oeste da Bahia



O Sebrae realizou, nesta quinta e sexta-feira, 25 e 26 de abril, em Barreiras, o Encontro Regional de Atores do Desenvolvimento do Oeste da Bahia. A iniciativa teve o objetivo de promover a capacitação dos agentes de desenvolvimento da região, bem como atualizar sua forma de atuar junto aos municípios onde eles estão inseridos. Esta é a nona edição de uma série de dez encontros regionais que estão ocorrendo em todo o estado.

Conduzido pelo consultor em Economia Criativa, Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas, Roberto Maciel, o evento apresentou a oportunidade de discutir temáticas relacionadas à gestão pública municipal.

“Nós viemos apresentar uma proposta de autonomia para o território com foco na qualificação de lideranças, que chamamos dentro do programa cidade empreendedora de ‘rede de atores de desenvolvimento’”, disse. Ele afirmou que a proposta dessa rede é criar uma convergência para que todos consigam executar políticas públicas dentro das suas cidades

O palestrante acrescentou ainda que, a partir de agora, todos os Agentes de Desenvolvimento serão monitorados via sistema e, com isso, será possível contabilizar e mostrar o que está acontecendo em cada cidade.

O encontro contou com a participação de 42 secretários e agentes de desenvolvimento de 20 municípios da região Oeste, que fazem parte das bacias do Rio Corrente, Grande e Velho Chico.

Danila Fernandes, Agente de Desenvolvimento e gerente de Indústria, Comércio e Turismo do Município de Barra, disse que tirar as ideias do papel e colocar em prática é um dos principais desafios dos gestores públicos e que o encontro possibilitou essa atividade.

“Nós, Agentes de Desenvolvimento, montamos uma rede de colaboração para equilibrar nossas capacidades e permitir uma nova perspectiva para viabilizar um ambiente favorável de negócios. Com muito talento, o facilitador Beto Maciel identificou as potencialidades e estratégias para darmos início a este modelo de gestão executiva”, ressaltou.

Para Rudson Vitor, secretário de Tributos do município de Ibotirama, “as informações que tivemos aqui vai nos ajudar a fortalecer a parceria com o Sebrae, prefeituras municipais e as Salas do Empreendedor. Com esses novos dados, teremos uma bagagem maior, coisas novas para oferecer ao mundo empresarial, de maneira mais precisa e segura”, concluiu.

Agentes de Desenvolvimento

Os Agentes de Desenvolvimento (AD) atuam no atendimento aos empreendedores, explica o gerente Regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, que atende todo o Oeste da Bahia.

“Por conhecer melhor o território, o Agente de Desenvolvimento é capaz de mediar o processo de implementação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios, permitindo a retenção do conhecimento em nível local e dando sustentabilidade e continuidade às ações como uma peça-chave nesse processo”, destacou.

Ainda de acordo com o gerente, “a função do AD é de extrema importância, pois ele recepciona e articula uma atividade privada para resoluções de problemas junto aos municípios, levando soluções para as reivindicações e necessidades das empresas, sobretudo das micro e pequenas, para favorecer o processo de desenvolvimento. Isso faz com que os recursos sejam retidos em suas cidades, gerando mais renda para a população”.

A Lei Complementar 128/2008 criou a figura do Agente de Desenvolvimento Local, como forma de aprimoramento da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. De acordo com a legislação, esse ator tem a atribuição de articular ações públicas para promoção do desenvolvimento local e territorial, mediante ações locais ou comunitárias.

Mais informações sobre as ações realizadas pelo Sebrae em Barreiras podem ser obtidas na sede da instituição, que fica na Avenida Benedita Silveira, 118, Edifício Portinari, Centro, ou através do telefone (77) 3611-3013.

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima