Sebrae abre inscrição para programa de orientação empresarial no Oeste da Bahia


Barreiras - Com o objetivo de auxiliar nas principais dificuldades encontrados no dia a dia da gestão dos empreendimentos localizados no Oeste da Bahia, o Sebrae em Barreiras está com inscrições abertas para o programa Negócio a Negócio. A iniciativa leva soluções in loco aos desafios enfrentados no dia a dia de um pequeno negócio.

O atendimento é individualizado e gratuito, acontecendo no próprio estabelecimento, observando a realidade de cada empresário e identificando, presencialmente, outros possíveis pontos de melhoria. A visita do Agente de Orientação Empresarial pode ser solicitada pelo telefone 0800 570 0800. Neste ano, no Oeste da Bahia, os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães serão atendidos.

O Negócio a Negócio contribui para que a empresa aprimore o desempenho de produção, comercialização e na prestação de serviços; bem como aperfeiçoe as formas de atuação no mercado sem ter de investir recursos nessa ação. O programa visa proporcionar maior controle sobre a gestão do negócio, e possibilitando a longevidade da empresa no mercado.

O gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, que atende todo o Oeste da Bahia, conta que só em 2018 o programa fez mais de 2,5 mil visitas empresariais na região “Essas visitas são direcionadas aos setores de finanças, mercado, planejamento, pessoas, organização e inovação”.

Emerson frisa que esse ano já foram iniciadas as visitas por meio do programa. “O nosso atendimento é continuado, sem custo e customizado e nessas visitas auxiliamos o empresário a identificar as fragilidades do negócio e apresentamos soluções”, destacou.

Caso de sucesso

Euzita Rodriges, proprietária do Atacadão dos Cosméticos em Barreiras, foi uma das atendidas no ano passado. A empresária, que se destacou como case de sucesso em 2018, diz que, com o projeto, passou a calcular as receitas, ajustar os gastos, calcular o lucro, guardar uma reserva e atualizar o fluxo de caixa, o que melhorou a gestão do empreendimento e consequentemente o orçamento da empresa.

Com as orientações e resultados obtidos através do programa, a empresária contratou, no ano passado, algumas consultorias do Sebraetec e está fazendo o registro de marca e design de ambiente (layout interno, fachada e E-commerce). Com todas essas mudanças, Euzita espera abrir uma filial para melhorar o poder de compra e de vendas e ser reconhecida em toda região, tornando-se uma atacadista.

Como funciona

Na região, o programa conta com dois Agentes de Orientação Empresarial, que fazem duas visitas ao empreendimento. Na primeira, o empresário recebe o agente, que levanta dados cadastrais e gerenciais da empresa. Essas informações são analisadas por especialistas, que fazem um diagnóstico do negócio.

No segundo atendimento, que acontece até 30 dias após a primeira visita, o empresário recebe um relatório com orientações empresariais. Esse documento aponta ferramentas de gestão para sanar os pontos fracos identificados e destaca os pontos fortes. Há ainda um comparativo dos resultados alcançados pela empresa em relação ao seu segmento de atuação.

Nessa etapa, o empresário recebe o Caderno de Ferramentas, uma cartilha que ensina a implantar rotinas essenciais para fortalecimento do negócio, como fluxo de caixa, controle de estoque e cadastro de clientes. Todos os atendimentos são rigorosamente avaliados e o acompanhamento pelos agentes, capacitados pelo Sebrae, que repassam informações essências para uma melhor gestão do negócio.

Mais informações podem ser obtidas no Sebrae em Barreiras, que fica na Avenida Benedita Silveira, 132, Edifício Portinari Centro, ou pelo telefone (77) 3611-3013.

Agência Sebrae de Notícias Bahia

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.