segunda-feira, 22 de abril de 2019

FASB comemora com acadêmicos e funcionários seu 20º aniversário


A Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) reservou, na quarta-feira (17), os intervalos dos períodos matutino e noturno para comemorar, com colaboradores e estudantes, os 20 anos de atuação no setor educacional da região, com alcance em muitos estados da Federação. A instituição, que em breve será convertida em Centro Universitário, reuniu os alunos no pátio, entre os prédios I e II e serviu bolos confeitados para marcar a data. O momento festivo, animado por músicos locais, agradou os convidados pela descontração e o sentimento de união característico da comunidade fasbiana. O ambiente carregado de positividade permitiu também que houvesse uma reflexão sobre o papel da FASB na sociedade do Oeste da Bahia.

A diretora acadêmica, Marilissa Maineri Dobrachinski, destacou a forma com que a proposta pedagógica da FASB é aplicada. “Não se trata apenas da oferta de vagas em cursos superiores. São 20 anos de ensino superior praticados com planejamento, dedicação e muita responsabilidade. Por isso a FASB está consolidada e tem uma bela história de transformação social no oeste da Bahia”. Roberto Marden Lucena, assessor especial do Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras, falou sobre os bastidores da construção da faculdade. “As decisões que tomamos, no começo, não nos garantiam muita coisa, mas indicavam um horizonte em que o aprendizado na educação superior precisava acontecer. Seguimos, à risca, as orientações do Ministério da Educação, construímos uma excelente estrutura física e promovemos a capacitação para funcionários e o corpo docente. Assim conseguimos agregar qualidade à educação oferecida pela FASB”, disse.

Entre os mais de 300 colaboradores, Patrícia Amorim completa 20 anos de trabalho no setor administrativo. Ela falou sobre os fatores que contribuíram para a permanência da instituição em um setor tão complexo como o educacional. “Com a chegada da FASB, Barreiras se fortaleceu como polo de educação superior. É um empreendimento que cumpre rigorosamente com os compromissos, sejam pedagógicos ou financeiros, com seus fornecedores, funcionários e professores. A visão ampla, a força de trabalho e a conduta ética estão entre os pilares que permitiram à instituição chegar ao 20º aniversário com solidez e saúde institucional. Por isso que eu sempre incentivo quem tem o desejo de estudar aqui. Digo a eles que podem vir, pois terão uma excelente estrutura à disposição e sairão com condições de competir com os melhores profissionais do mercado”.

Hellen Vitória Vieira, falou sobre a experiência dela na instituição, no primeiro semestre do curso de enfermagem. “Para mim é gratificante estar cursando a graduação na FASB, por se tratar de uma instituição de alto nível. Além da qualidade do ensino, que é o que vim buscar aqui, a gente se sente abraçada pela equipe da faculdade, que nos dá todo o suporte. É fácil perceber que eles estão sempre preocupados em nos dar atenção, ouvindo nossas sugestões, críticas e correndo para sanar os problemas identificados”, disse a estudante, que é uma das duas mil pessoas matriculadas atualmente nos cursos oferecidos.

A história da FASB, repleta de desafios, teve início em abril de 1999. De lá para cá, 7 mil pessoas realizaram, por meio da instituição, o sonho de cursar a graduação e encaminhar seus projetos profissionais no mercado de trabalho. Atualmente a instituição tem 126 professores – 62% mestres ou doutores e 38% especialistas, que atendem a 10 cursos de graduação, dois tecnológicos e três de pós-graduação. Na parte estrutural, começou com uma placa em um terreno às margens da BR-135, e construiu, ao longo dessas duas décadas, um complexo de prédios modernos e equipados com laboratórios, salas de aula, consultórios, auditório, ginásio multiuso e áreas de convivência. 





Araticum Comunicação

Deixe aqui o seu comentário!
EmoticonEmoticon