Barreiras sedia encontro regional com foco no fortalecimento da cultura empreendedora


Com a pauta “Desenvolvimento Econômico e Negócios”, agentes de desenvolvimento e secretários de agricultura e de indústria, comércio, serviços de 20 municípios da região Oeste da Bahia se reúnem durante esta quinta-feira (25) e sexta-feira (26), em Barreiras para uma capacitação continuada, promovida pelo Sebrae. Pela Prefeitura de Barreiras, a agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor Kézia Melo, subsecretário de agricultura e tecnologia, Rider Castro, secretário de indústria, comércio e serviços, Carlos Costa, o subsecretário Roberto Carvalho e equipe, participam do encontro, discutindo estratégias que possam fortalecer o empreendedorismo no Município.

“Entendemos a importância de estarmos em sintonia com os demais municípios da região para trocar experiências que visam transformar problemas em oportunidades de negócios. A partir dessa capacitação certamente estaremos mais fortalecidos, enquanto rede, para promover políticas capazes de oferecer apoio às pequenas e micro empresas instaladas ou as que forem criadas, garantindo o seu fortalecimento e, consequentemente, a geração de emprego e renda”, destacou o secretário Carlos Costa.

Para o subsecretário de agricultura e tecnologia de Barreiras, “a expertise do Sebrae e o espirito de parceria do gerente regional Emerson Cardoso tem contribuído muito no fortalecimento do empreendedorismo local e regional, a exemplo do Festival Primavera de Negócios e Entretenimento, realizado em Barreiras e o apoio na inovação de sucesso que foi a 1ª Mostra Gastronômica do Pescado, dentro da Páscoa no Parque”, destacou Rider.

A gerente da unidade de ambiente de negócios do Sebrae, Cecília Fonseca Miranda, que conduz as discussões, explica que este é o nono encontro realizado na Bahia em um total de 10, a ideia é que cada município apresente um plano de ação considerado estratégico para o desenvolvimento já em prática ou em vias de serem implantadas. Depois disso, um plano de ação regional será construído para que os municípios possam concretizar estratégias comuns, uns apoiando os outros, com foco no incentivo aos pequenos negócios.

“Esta iniciativa faz parte do eixo de gestão pública Cidade Empreendedora, do Sebrae, e prevê após este primeiro encontro, visitas de consultores a estes municípios, durante todo ano, além de oferecer ferramentas digitais que facilitem o trabalho. Em setembro um novo encontro com apresentação de casos de sucesso será realizado, tudo, pensando em como transformar o município em um bom negócio para empreender e como melhorar o ambiente de negócio”, explica Cecília.

Para o gerente regional do Sebrae, Emerson Cardoso, o momento é antes de tudo, uma reflexão para as administrações públicas. “Desenvolvimento econômico nunca é pauta estratégica nos governos. As prioridades são sempre saúde, educação e infraestrutura, mas, a gente tem que desmistificar isso, fazer entender que os problemas nestas áreas serão resolvidos a partir de uma sólida base empreendedora. A gente quer trazer essa agenda como prioritária para os municípios”, destaca.






Dircom/PMB

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima