Assistência Social de Barreiras promove Encontro Intergeracional com a comunidade dos Quiriris no CRAS II da Morada da Lua


Uma manhã interativa e cultural marcou esta quinta-feira, 25, a comemoração do Dia do Índio na sede do CRAS II da Morada da Lua. Celebrada no dia 19 de abril, o Dia do Índio, é considerado um momento de reflexão e valorização da cultura indígena em todo Brasil e para incentivar esse contato direto com a comunidade de índios Quiriris que residem nas proximidades do povoado de São José do CTI, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho promoveu o Encontro Intergeracional com todos os usuários do CRAS II.

Com vestimentas típicas, cocares e artesanatos, as dez famílias de Quiriris expuseram seus trabalhos, chamando a atenção dos idosos, crianças, jovens e mulheres do bairro Morada da Lua. Em clima de animação, eles também apresentaram a música, instrumentos e dança, mostrando a beleza da cultura indígena que ainda permanece na comunidade. No café da manhã servido aos convidados, também foram oferecidos pratos típicos a base de mandioca, milho e batata doce.

A secretária municipal de assistência social e trabalho, compareceu para prestigiar as homenagens e falou do trabalho desenvolvido para atender a comunidade indígena. “Esse encontro oportunizou os jovens, idosos e as mulheres trocarem experiências com as famílias Quiriris que estão em nosso município, e que são atendidos pelo CRAS II garantindo assim os direitos sociais e cidadania. Hoje vivenciamos muito da cultura indígena, da música, dança, artefatos, convivência e comidas típicas, mostrando a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito que temos as suas manifestações culturais”, pontuou Karlúcia Macêdo.

As crianças e jovens que são atendidos no núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), também homenagearam os índios com cartazes, poemas e apresentação do musical “Vamos brincar de Índio”. Os idosos atendidos nas oficinas de arte participaram com apresentação do jogral.

Segundo a coordenadora do CRAS II, Carla Sabrina Quinteiro, os adolescentes, crianças e idosos participaram ativamente da atividade. “Compartilhamos um momento de conhecimento, valorização da cultura e integração de todos os usuários do CRAS II. Eles se envolveram muito com esse tema, prestaram bastante atenção nas experiências dos índios e fizeram muitas perguntas. Além de relembrar o Dia do Índio, esse encontro intergeracional é uma forma de aprendizado e permanência da cultura indígena que tanto contribuiu para a formação da cultura brasileira”, ressaltou.

A Secretaria Municipal de Assistência Social mantém 04 CRAS em funcionamento em Barreiras. No CRAS II da Morada da Lua, que funciona na Rua Dom João VI, 146, são desenvolvidas atividades com grupos de crianças, adolescentes, idosos e de mulheres.




Dircom

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima