quinta-feira, 11 de abril de 2019

Alunos da FASB orientam contribuintes de baixa renda na declaração do Imposto de Renda







Foi realizada, no sábado (06), a primeira das duas datas programadas pela Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) para a orientação da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para contribuintes de baixa renda. Pela primeira vez esta ação ocorreu no prédio da Unidade de Serviços da instituição – anteriormente ocorria no Sindicato dos Servidores Municipais de Barreiras (Sindsemb). Alunos do 5º semestre do curso de Ciências Contábeis atenderam os interessados, sob a supervisão de acadêmicos do 7º semestre, que foram responsáveis pelo atendimento em 2018. O público alvo abrange pessoas que receberam até R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis, ou R$ 40 mil em rendimentos isentos, tributados na fonte, ou não tributáveis.


“É um projeto importante porque a legislação obriga o contribuinte a declarar, e muitas vezes ele, quando é de baixa renda, não faz e pode ser penalizado. Se tiver um imposto a pagar e o contribuinte não fizer a declaração, ele pode ficar com o nome negativado no cadastro da Receita Federal. Uma vez negativado, ele será impedido de realizar diversas tarefas, como abrir conta em bancos, receber concessão de crédito e outras punições. Aqui os nossos alunos ensinam como é a melhor forma de preencher essa declaração. Muitos trazem os papéis para receber a orientação, outros preferem fazer o procedimento aqui mesmo”, contou o professor orientador da turma, Leandro de Carvalho.


Para a estudante Maísa Dantas, a experiência adquirida dentro do projeto supera o campo pedagógico. “Além de contribuir para o nosso conhecimento, essa ação desenvolve em nós a filantropia, uma vez que o objetivo é ajudar pessoas que não podem pagar pelo serviço. Por outro lado, nós não estamos prejudicando o mercado, pois a definição do público alvo faz com que os outros contribuintes possam recorrer a empresas e profissionais disponíveis”. Ela lembrou ainda, que a segunda data, prevista para o atendimento, será na manhã do próximo sábado, 13.


Osimário Batista Gomes foi um dos contribuintes orientados. “Esse é um serviço que gera custos. Mesmo que a gente tenha a intenção de fazer, o fato de ter que arcar com os valores muitas vezes pode pesar no orçamento, então essa ajuda da FASB vem em boa hora. Fui bem atendido, esclareci as dúvidas e saí da Unidade de Serviços com o Imposto de Renda finalizado”. Quem também aproveitou a oportunidade foi a aposentada Maria Luísa. “Ouvi pela rádio e logo comecei a procurar o endereço. Cheguei quase no final, mas deu tempo. Fui muito bem atendida pela equipe da FASB. O valor que a gente economiza na declaração já cobre uma despesa com remédios. Agora vou indicar o serviço para o meu filho, na próxima data ele estará aqui para declarar”, prometeu.

Deixe aqui o seu comentário!
EmoticonEmoticon