Agrosudeste é referência para produtores rurais e escolas da região sudeste do Tocantins



Com a presença de produtores rurais, técnicos, estudantes, lideranças e autoridades, foi aberta nesta quinta-feira, 11, a V Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste). O evento, que tem por objetivo apresentar novas tecnologias de produção sustentáveis voltadas às praticas agricolas, prossegue até sábado,13, no Colégio Agropecuário de Almas, a 276 km de Palmas.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins ( Ruraltins), Fernando Silveira, prestigiou o início das atividades e na oportunidade ressaltou a importância da feira para o município, bem como para a classe estudantil. "A Agrosudeste está oferecendo a vocês práticas agropecuárias, experiências concretas e viáveis, que reforçam a aprendizagem. Estou vendo aqui vários indicadores de progresso que privilegiam atividades focadas no produtor rural e no ensino aprendizagem, esse é o diferencial desse evento, pois leva em conta muitos fatores", frisou.

O técnico do Ruraltins, em Almas, João Filho, coordenador da Agrosudeste, em seu discurso, agradeceu aos parceiros e patrocinadores destacando os avanços do evento ao longo dos cinco anos de realização. " A Agrosudeste se consolidou como um evento técnico, com ampla programação voltada aos vários segmentos do agronegócio. Já passamos pelo manejo do solo, formação de pastagem, integração, lavoura, pecuária, agricultura de baixa emissão de carbono e mandiocultura. Nesta edição, focamos na bovinocultura, piscicultura e fruticultura. Essas atividades são importantes fontes geradoras de riquezas para a região", frisou.

Teodomiro Mendes Sousa, produtor rural da Fazenda Guará, em Almas, disse que a cada ano a Agrosudeste supera suas expectativas. " É muito bom participar. Aqui adquiro conhecimentos e tenho todo apoio dos técnicos do Ruraltins. A feira nos dá a possibilidade de comercializar nossos animais, no meu caso as ovelhas, que dessa vez só trouxe para exposição", avaliou.

A 5ª edição da Agrosudeste é coordenada pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e das secretarias da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), bem como pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Prefeitura Municipal de Almas, Central das Associações de Almas e Porto Alegre e Colégio Agrícola de Almas, com apoio de parceiros e instituições privadas.

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima