Riachão das Neves: Secretaria de Saúde realiza triagem para mutirão de Catarata






A Prefeitura Municipal de Riachão das Neves, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira (15), no Posto de Saúde Mãe Venância, triagem de pacientes para a realização do 1° Mutirão Itinerante de Catarata. 

“O 1° Mutirão Itinerante de Catarata é uma proposta da CIR (Comissão Intergestores Regional) para o fortalecimento do SUS e melhoria da Atenção à Saúde nos municípios, em parceria com o ML - Medicina Laboratorial, Clínica Médica e Oftalmológica, empresa credenciada pelo Estado. Eventos como esse são importantes para atender a população, pude acompanhar de perto o trabalho do mutirão, que contemplou mais de cem pessoas”, destacou a secretária de saúde, Franciane Moura. 

“Hoje, conseguimos atender Riachão das Neves, e as cidades vizinhas, Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia e Mansidão. Fico extremamente feliz vendo mais uma vez, através da saúde, a gestão municipal possibilitando qualidade de vida às pessoas”, disse o prefeito Miguel Crisóstomo.

A catarata ocular é uma doença em que o cristalino, a lente natural dos olhos, perde sua transparência e começa a ficar opaco. Ela pode causar perda parcial ou total da visão (cegueira), além de deixar a visão turva ou embaçada, diminuir a visão noturna e causar fotofobia (hipersensibilidade à luz). Essa condição se desenvolve lentamente, muitas vezes passando despercebida antes de causar algum sintoma mais grave. Antes de evoluir, o uso de óculos pode ajudar a lidar com a doença, mas quando ela se torna mais grave, a cirurgia de catarata é necessária. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% de todos os casos de cegueira no mundo.



Ascom Prefeitura Municipal de Riachão das Neves

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.