Rastreamento do Câncer de Mama atende em Santa Rita de Cássia

 
Imagem Ilustrativa.
 
Começou nesta quinta-feira (7), em Santa Rita de Cássia, na região oeste da Bahia, o atendimento do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. O programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realiza mamografias, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama. O público-alvo é formado por mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária mais propensa ao aparecimento da doença.


Os exames são feitos em uma unidade móvel, equipada com mamógrafos de última geração. No município, a unidade móvel está estacionada na Unidade Básica de Saúde Mãe Birrocha. Até o dia 20 de março, 1.735 mulheres dentro desta faixa etária devem ser atendidas.


Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. O programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de atendimento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.


A iniciativa tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento.

Fonte: Ascom/Sesab

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima