A Câmara Municipal de Formosa do Rio Preto aprovou no dia 25 de junho o projeto de municipalização do Bolsa Família, de autoria da Prefeitura. O Programa é totalmente custeado pelo município e vai ajudar a complementar a renda das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade, combatendo a fome, reduzindo as desigualdades e promovendo políticas públicas. É a Prefeitura de Formosa do Rio Preto, cada vez mais trabalhando pela nossa gente.

sexta-feira, 29 de março de 2019

Encontro de Mulheres Empreendedoras reúne mais de 1.000 participantes no Oeste da Bahia



Com o tema “Lugar de mulher é onde ela quiser”, o Sebrae realizou na última quarta-feira,27, em Luís Eduardo Magalhães (Lem) e na quinta – feira, 28, em Barreiras, o Encontro de Mulheres Empreendedoras do Oeste da Bahia. O evento foi uma comemoração ao mês das mulheres, e teve o objetivo de apresentar soluções inovadoras, discutir oportunidades e desafios do empreendedorismo feminino.


O encontro, que aconteceu pela primeira vez em LEM e quarta em Barreiras, teve como foco a liderança feminina na sociedade e superou expectativa de público. No ano passado cerca de 500 mulheres participaram do encontro, esse ano, foram mais de 1000 empreendedoras, dos dois municípios, que marcaram presença.


A empresária Maísa Lopes, proprietária da Mega Baterias em Luís Eduardo Magalhães, foi uma das participantes, para ela o evento foi inovador. “Eventos como este nos instigam na busca pelo conhecimento. Durante esses momentos, também podemos compartilhar nossas histórias de vida, mostrar que todas somos capazes e de que juntas podemos muito mais”, destacou.


Durante o a programação a executiva, especialista em negócios criativos, escritora, ativista social e mestre em desenvolvimento territorial e conservação da biodiversidade, Claudiana Figueiredo, trouxe um bate papo cabeça, descontraído e com muitos insights, sobre o tema “Mulher disruptiva: velocidade, conexão e resultados”. “Meu objetivo foi deixar claro para todas que vieram aqui, que somos mulheres e podemos e queremos um movimento de disrupção que vai transformar o Brasil em uma nação infinitamente mais humana e empreendedora”, pontuou.


Além disso, o encontro também contou com a educadora, empreendedora, mestre em administração e gestora organizacional, Giovana Meirelles, que animou o público ao falar de “Sou mulher e meu negócio é ser feliz”.


“A única coisa que não muda com o tempo é sua inteligência e o que você constrói com ela, as escolhas que você faz e para onde isso lhe leva”, afirmou a palestrante, destacando ainda a importância da realização profissional. “Uma pessoa realizada tem um efeito transformador. Se você escolhe construir algo e viver o máximo do seu potencial, usar os seus talentos, você tem um impacto em todos aqueles que lhe cercam. Você cria outra realidade a sua volta”, disse.


Cinara Roque Gorge, Sócia Proprietária da Pecuária Roque em Barreiras, esteve pela primeira vez no evento e ficou muito feliz com o que viu. “Eventos como esse são muito importantes para a sociedade, por proporcionar, de maneira gratuita e para centenas de mulheres, esse conteúdo que com certeza ajudará essas mulheres a saber como se posicionar e se planejar na vida e nos negócios”, disse.


Outra que ficou satisfeita foi a empreendedora e empresária, Helena Castro, proprietária da Carinhosa Modas em Barreiras. “A palestrante vem com uma bagagem, e eu vim participar com a curiosidade de saber o que tem nessa bagagem, para poder colocar na minha vida e nos meus negócios”, contou.


Para o gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, que atende todo o Oeste da Bahia, o encontro teve o intuito de fortalecer ainda mais o empreendedorismo de gênero e apresentou reflexões sobre o atual mundo dos negócios, com a liderança de muitas mulheres, e os diferentes papéis que elas desempenham na sociedade.


“A participação das mulheres no mundo dos negócios está crescendo a cada dia, isso demonstra a capacidade empreendedora que elas têm”, frisou. O Gerente destacou ainda que esse é o quarto ano que o Sebrae realiza esse evento. “A cada ano, vemos uma adesão maior de participantes, reafirmando nosso compromisso de valorização desse trabalho que a mulher faz no empreendedorismo”, concluiu.


Dados apontam que o empreendedorismo feminino está crescendo no país. De acordo com o Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas 2014, em uma década, o número de mulheres empreendedoras aumentou 18%, enquanto que o de homens cresceu 8%. O estudo foi elaborado pelo Sebrae, em parceria com o Dieese e avaliou o período de 2002 a 2012.


Assinatura de convênio Cidade Empreendedora


Durante o evento em Luís Eduardo Magalhães, o prefeito do município assinou o convênio do Programa Cidade Empreendedora. Trata-se de um programa do Sebrae para a transformação econômica de municípios, voltado ao engajamento da gestão pública e lideranças locais. A ação tem como foco melhorar o ambiente empresarial através da implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios. Fazendo com que os benefícios da Lei Geral das micro e pequenas empresas sejam implantados nos centros, garantindo, assim, a circulação de recursos financeiros localmente.


O IV Encontro de Mulheres Empreendedoras do Oeste da Bahia contou ainda com a exposição de produtos e serviços direcionados ao público feminino, além de sorteio de brindes. A ação é uma realização do Sebrae e tem a parceria institucional da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras, TV Oeste e Associação Comercial Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (ACELEM), patrocínio do SICREDI e o apoio das Prefeituras Municipais de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães através da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços. Participam ainda do evento a Mahogany, D Bertunes, Luz do Sol Cosméticos, Estética Vanessa Ramos, Formulart, Stúdio de Beleza Rita Leal e Igabeleza.


Mais informações sobre outros eventos podem ser obtidas na sede do Sebrae que fica na Avenida Benedita Silveira, 118, centro, Edifício Portinari, Barreiras – BA, ou através do telefone (77) 3611-3013.

Deixe aqui o seu comentário!
EmoticonEmoticon