Carreta Itinerante da Saúde Roda Hans chega a Formosa do Rio Preto


A Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, trouxe para Formosa a Carreta Itinerante da Saúde Roda Hans, com o objetivo de rastrear e eliminar a Hanseníase, doença infecciosa que acomete a pele e os nervos periféricos, mais que se identificada precocemente as chances de cura são altas, e o risco de transmissão da doença é miníma.

Os atendimentos tiveram início na manhã da segunda – feira (18), e acontece também nesta terça – feira (19), até às 18:00. Durante as consultas os profissionais da saúde também estão realizando testes rápidos de (Hepatite B, Sífilis e HIV), acontece também apresentação cultural do grupo Associação de Capoeira Meia Lua de Compasso, palestras com fisioterapeuta, nutricionista e psicóloga e os profissionais estão à disposição para esclarecimentos de dúvidas pertinentes e também ofereceram um delicioso lanche para o público.

Até a manhã desta terça-feira (19), foram realizadas aproximadamente 150 consultas com pacientes com suspeita de Hanseníase, dessas sete tiveram o diagnóstico positivo. E já deram início ao tratamento imediato, com dose supervisionada e paciente encaminhado para acompanhamento no posto de saúde.

Foram realizados noventa e cinco testes rápidos de ( Hepatite B, Sífilis e HIV), com dois resultados positivos pra Sífilis e HIV, onde os pacientes foram encaminhados para o hospital para iniciar o tratamento.

Essa é mais uma ação da gestão “Cuidando da Saúde da Nossa Gente”, que mobiliza todos os profissionais da saúde para esse grande projeto e em parceria com o Ministério da Saúde estamos capacitando nossos profissionais para dar segmento a esse trabalho. “Nossa gestão está sempre preocupada em oferecer o melhor e uma saúde de qualidade e satisfatória para toda nossa população”, enfatizou o prefeito Dr. Termosires Neto.

De acordo com Joseilda Bahia – Referência Técnica da Vigilância Epidemiológica do Núcleo Oeste, “esse um projeto do Ministério da Saúde em parceria com as prefeituras e secretarias municipais de saúde, para levarmos a Carreta Itinerante da Saúde Roda Hans para os lugares mais longínquos, considerando essa dificuldade nos municípios de se obter um diagnóstico precoce, bem como a rotatividade dos profissionais no sistema de saúde. Esse projeto está trazendo excelentes resultados no oeste da Bahia.


Ascom/ Prefeitura de Formosa do Rio Preto

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.