domingo, 10 de março de 2019

Barreiras recebe Carreta da Saúde para combate à hanseníase nesta segunda


A Carreta Novartis da Saúde chega a Barreiras nesta segunda-feira (11), levando atendimento gratuito e realizando exames para o combate à hanseníase, além de esclarecer dúvidas da população a respeito da doença infecciosa crônica e curável que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos. O serviço, que permanece no município até quarta (13), na Praça das Corujas (Centro), acontece das 8h às 17h.

Após o diagnóstico, os pacientes recebem o tratamento completo por meio de medicamentos da Novartis, doados à Organização Mundial da Saúde (OMS), que os repassa a países como o Brasil. O tratamento poliquimioterapia (PQT), que está disponível gratuitamente em toda a rede pública do Brasil, cura a hanseníase, interrompe sua transmissão e previne as deformidades. Além do atendimento à população, a Carreta realiza o treinamento de profissionais da área da saúde pública em parceria com a Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos (DAHW).

Depois de Barreiras, a carreta segue percorrendo o interior do Estado até o fim de maio, passando por cidades como Luís Eduardo Magalhães, Santa Rita de Cássia, Cristópolis, Tabocas, Barra, Ibotirama, Paratinga, Oliveira dos Brejinhos, Brumado, Teixeira de Freitas e Porto Seguro.

Em 2017, foram notificados 2.217 casos novos de hanseníase na Bahia, um coeficiente de detecção anual de 14,51/100.000 hab., considerado alta endemicidade segundo parâmetros nacionais. Os dados são do último boletim epidemiológico de hanseníase, divulgado, em 2018, pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) da Bahia.