Semana pedagógica dá ênfase ao ensino humanizado na FASB




A semana pedagógica 2019 da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), ocorreu entre os dias 04 e 08 de fevereiro, com uma vasta programação. O tema “A orientação e o embasamento da Práxis Educativo-Coletiva para a consideração da pessoa do estudante”, trouxe diversas oportunidades para a discussão, entre professores e diretores, sobre humanização no processo aprendizagem-ensino. O evento destacou também o debate sobre o que é coletivo no âmbito educacional, produção e apropriação do conhecimento e dos rumos que o ensino superior tem tomado nos últimos anos.


“A FASB se mantém, desde a fundação, que completa 20 anos, em um processo de evolução permanente, tanto na parte física, quanto na pedagógica. Além do trabalho contínuo da construção de novos laboratórios, inovamos com a construção de um espaço apropriado para conversas individualizadas sobre o aprendizado, relações interpessoais e institucionais, onde o estudante poderá receber um apoio ainda maior da instituição. A FASB nasceu pequena, mas à medida que as demandas foram aparecendo, nós procuramos atender a esse fluxo e, hoje, estamos antecipando as soluções. É um trabalho de vanguarda na região”, disse Tadeu Sérgio Bergamo, diretor-presidente do Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras – Iaesb, entidade mantenedora da FASB em um dos encontros da Jornada.


Um dos organizadores da Semana Pedagógica, o coordenador do Programa de Acompanhamento ao Docente (PAD), Vandré Vilela, enfatizou a importância do tema da Jornada na preparação dos alunos para os desafios da profissão. “O nosso trabalho pedagógico é baseado na temática da humanização, no qual nós temos uma instrumentalização, com algumas fases. O aluno vai se deparar com instrumentos que vão facilitar o entendimento dele sobre essa maturidade cultural, no ambiente do ensino superior. É uma preparação para melhor desenvolvimento no âmbito acadêmico, que vai se refletir no mercado de trabalho, onde o egresso, já formado, poderá aplicar todo o conteúdo que aprendeu aqui na faculdade”.


Marden Lucena, assessor especial da Iaesb, falou dos sinais positivos que tem recebido, relacionados à aplicação do método que confere ao método de ensino um caráter humanizador. “Esse aspecto tem nos guiado, dentro da proposta pedagógica da FASB, e torna-se mais claro devido ao feedback que temos recebido. Estamos propondo, há algum tempo, um conteúdo ético e científico para a educação, e isso se condensa numa perspectiva de humanização. Nós estamos desenvolvendo conteúdos próprios, como a Mina de Saberes. Estamos provocando os professores, no bom sentido, para que, a partir do conhecimento que eles têm, se sintam encorajados a elaborar esses conteúdos. Não podemos medir o conhecimento dos nossos alunos apenas por meio de provas”, opinou.


Ano Letivo: O início das aulas em 2019 na Faculdade do Oeste Baiano acontece nesta segunda-feira (11), com o uma programação especial de acolhimento de novos e antigos acadêmicos. Completando 20 anos de atuação neste ano, a FASB é referência em qualidade de ensino superior em todo o Oeste da Bahia. Todos os anos, os cursos da instituição entram na lista dos melhores do País, segundo ranking do Guia do Estudante, da Editora Abril. Os cursos da instituição são autorizados e credenciados pelo Ministério da Educação (MEC) e disponibilizam modernos laboratórios e salas de aulas climatizadas com acesso aos recursos audiovisuais.


 Araticum Comunicação

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.