Representantes de Formosa do Rio Preto participam de congresso sobre tratamento e reciclagem de resíduos urbanos em Cruz das Almas


O município de Formosa do Rio Preto, preocupado com o descarte correto dos resíduos urbanos e preservação ambiental, tem buscado alternativas para qualificar sua equipe técnica com o objetivo de subsidiar ou dar suporte para iniciativas voltadas para essa temática.
Neste sentido é que o Secretário Municipal do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semmarh), Leanderson Barreto, acompanhado da Engenheira Sanitária da Semmarh, Natália Oliveira de Jesus, está participando de um importante congresso em Cruz das Almas – município baiano próximo a Salvador, como representantes formosenses, nesta terça-feira (12/02).
Com tema “ECO USINA E CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO”, esse congresso é promovido pela CBCN – Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável e UFRB- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
“A destinação dos resíduos urbanos, especialmente do lixo doméstico é uma preocupação não só de Formosa como de toda a região e nós temos estudado e ampliado conhecimentos para trazer para o município ajustes em relação a isso. A usinagem é uma das possibilidades para diminuir os impactos ambientais e também gerar emprego e renda”, destacou Leanderson.
Sobre Eco Usina - A usinagem é definida como uma atividade industrial de tratamento, reciclagem e transformação de resíduos urbanos de todos os tipos e classes, com valorização energética. Consiste na ideia de tratamento de resíduos, garantindo a sustentabilidade de todos os processos, gerando emprego e renda para o município. Todo resíduo incorporado ao sistema tem 100% de tratabilidade ou reaproveitamento, não gerando passivo ambiental e descartando a alternativa de uso de aterro controlado ou mínimo.
Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) – é a primeira base para o Planejamento e Gestão Municipal para geração de tecnologias. CTM é de fundamental importância no Sistema Administrativo Municipal, independentemente da área urbanizada ou da quantidade de habitantes do mesmo.

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.