quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Abapa reinicia programação de capacitação e promoção da saúde para setor agrícola do Oeste da Bahia em 2019



Por meio do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia (CTPT), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) reiniciou a programação 2019 para atividades de capacitação e promoção da saúde dos colaboradores das fazendas do Oeste da Bahia. Até meados de fevereiro, o Centro já havia realizado cerca de 30 atividades junto aos profissionais do setor agrícola da região. Na última sexta-feira (15), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), foi realizado atendimento médico/laboral de rotina junto aos funcionários da Fazenda Warpol, do Grupo Busato, em São Desidério. A ação também foi realizada na última quarta-feira (13), na Fazenda Barcelona, do Grupo Gorgen, sediada em Riachão das Neves. Com a iniciativa, os profissionais do campo não precisaram se deslocar até a cidade para a realização dos exames periódicos, receberem orientações e esclarecerem dúvidas sobre saúde e qualidade de vida.

Na sede do CTPT/Abapa, em Luís Eduardo Magalhães, foi realizado no último final de semana, nos dias 8 e 9 de fevereiro, o primeiro módulo do Programa de Capacitação Avançado, que tem o objetivo de apresentar o que é agricultura de precisão e a sua utilização no Brasil e no Mundo. O curso, realizado em parceria com a Agrosul/John Deere, terá mais dois módulos, que continuam com as aulas nos próximos finais de semana, nos dias 22 e 23 de fevereiro, e 28 de fevereiro e 1º de março. Na oportunidade, os inscritos poderão conhecer os recursos dos produtos e serviços desenvolvidos pela John Deere para extrair o máximo rendimento dos equipamentos, além de entender sobre a importância da aplicação correta dos insumos agrícolas.

Somente este ano, o CTPT/Abapa disponibilizou cursos de Operação e Manutenção de Colheitadeira de Grãos, NR 31.8 Aplicação de Agrotóxicos, Tratorista Agrícola e Liderança e Gestão de Equipe. Para o presidente da Abapa, Júlio Busato, estas são ações que fazem diferença e podem mudar a vida de quem trabalha no campo. “Para atingir os bons resultados na safra, é imprescindível que os profissionais sejam devidamente capacitados para apoiar no crescimento da produção da nossa região. Com a retomada do crescimento agrícola, mais pessoas estarão, direta e indiretamente empregadas, e o setor agrícola valoriza e acredita no potencial daqueles que contribuem com o desenvolvimento econômico e social do oeste da Bahia”, afirma.

Cada vez mais preocupada com o pilar social, a Abapa e os parceiros vem investindo no aperfeiçoamento e na melhoria contínua dos profissionais que lidam diretamente com processos e rotinas administrativas e operacionais fundamentais nas propriedades rurais da Bahia. Somente no ano passado, em 2018, o CTPT/Abapa ofereceu 383 treinamentos com a participação de 10.526 mil pessoas, com o nível de satisfação de 9,3 (escala de 0 a 10). O CTPT/Abapa promove os cursos em parceria com a Agrosul/John Deere, Veneza Equipamentos/John Deere, Oeste Pneus/Pirelli, SESI, SENAI, CIEB, SPRB/SENAR, além do apoio do Fundeagro e do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). Para ter acesso à programação da grade de cursos, acesse: http://abapa.com.br/agenda-de-cursos/.






Assessoria de Imprensa Abapa