Governo vai fiscalizar ONGs para 'otimizar' o repasse de recursos públicos



O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Alberto dos Santos Cruz, disse neste domingo (6), em entrevista ao G1 e à TV Globo, que a pasta pretende fiscalizar ONGs para, dessa maneira, "otimizar" o repasse de recursos públicos às organizações. Segundo o ministro, a ação visa conferir se os trabalhos desenvolvidos pelas entidades têm cumprido o papel de complementar ações governamentais.

“O objetivo dessa coordenação é otimizar a utilização de dinheiro público e levar mais benefícios na ponta da linha. Então, não é interferir na vida das organizações, nem restringir nada. Mas como é dinheiro público, tem de ter transparências, tem de ter resultados”, afirmou.

Incialmente, disse o ministro, a Secretaria vai fazer um levantamento do número de ONGs em atividade no país e seus campos de atuação. Depois, está prevista uma avaliação sobre a efetividade das ações prestadas por elas.

“Os processos de verificação já são estabelecidos pela CGU (Controladoria-Geral da União), pelo TCU (Tribunal de Contas da União) etc. E aí você tem que acompanhar para ver, principalmente, o resultado e a transparência disso tudo, porque no final do filme é dinheiro público. Se está compensador ou não, se dá para melhorar”, explicou.

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima