Prefeitura de Barreiras promove capacitação para guardas civis municipais e agentes de trânsito em parceria com a Ufob





Questões éticas, de relacionamento, cidadania e humanitárias estão sendo o foco de uma capacitação organizada pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Trânsito, em parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), em Barreiras. Durante duas tardes, nesta terça-feira (18) e quarta-feira (19), o encontro reuniu os 151 homens e mulheres da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Cootrans para promover abordagens que visam a melhoria dos trabalhos oferecidos à população, além de ajudar a criar um ambiente de trabalho mais tranquilo e de reciprocidade.

“Buscamos, com esta prática, elevar a autoestima de nossa equipe, aproximando, cada vez mais, os GCM’s e os agentes de trânsito da população. Eles estão em contato direto com as pessoas e se torna fundamental estarem cientes das suas responsabilidades e atribuições. A ideia é que a partir do próximo ano esses encontros sejam realizados a cada três meses”, explica o secretário Luíz Vital.

No planejamento de trabalho, estão dinâmicas que ajudam no autoconhecimento e nas relações com o próximo. Todo o trabalho é conduzido e orientado pela neuropsicóloga da Ufob, Giovanna Sena, que utiliza muita conversa e situações do dia a dia para contextualizar os ensinamentos. “Eles receberam muito bem a temática, percebe-se que são agentes dedicados ao que fazem, porém, faltava conhecimento técnico profissional. Estamos trabalhando temas que irão melhorar as gestões de conflito e a comunicação interna e externa”, explica Giovanna.

Para o comandante da Guarda Municipal, Gilson Oliveira, esta capacitação vem ao encontro da política interna da corporação que é promover a segurança das pessoas e trata-las com cidadania. “Queremos uma instituição mais humanizada e um serviço mais eficiente. Vamos mostrar que o agente municipal tem perfil de parceiro e protetor da sociedade”.


Dircom/PMB 

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima