Luís Eduardo Magalhães é destaque em Seminário de Leishmaniose com o programa Amigo Pet


Servidores da diretoria de Vigilância em Saúde da secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães estão participando entre os dias 04 e 05 de dezembro, de uma capacitação sobre o Programa de Controle das Leishmanioses no Estado da Bahia. O evento que é promovido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), Superintendência de Vigilância Sanitária (SUVISA) e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) em parceria com o Núcleo Regional de Saúde (NRS Oeste), está acontecendo no auditório do CETEP em Barreiras.

O objetivo do encontro é aprimorar as ações de controle das leishmanioses nos municípios do oeste da Bahia, através da capacitação dos técnicos da vigilância epidemiológica, entomológica, controle vetorial, atenção básica e núcleos de vigilância hospitalar.

Alguns dos temas debatidos na capacitação são a situação epidemiológica das leishmanioses no estado e na macrorregião Oeste da Bahia; a vigilância entomológica aplicada à prevenção e controle das leishmanioses; a vigilância e controle de reservatórios das leishmanioses com as recomendações, limites e legislação vigente; a apresentação dos dados de vigilância canina regional e apresentação de projetos e programas de controles de leishmanioses executados pelos municípios.

O município de Luís Eduardo Magalhães foi destaque no primeiro dia da capacitação, com a apresentação do Programa Amigo PET, realizado pelo médico veterinário do município, Adenizar Delgado Chagas Junior. Na apresentação, o veterinário ministrou a palestra “Resgate das ações de controle dos reservatórios das leishmanioses em Luís Eduardo Magalhães”, demonstrando as ações que o Departamento de Vigilância em Saúde está realizando junto aos cães e gatos domésticos e de abrigos no município, que muitas vezes são os principais vetores da doença.

Segundo a Diretora de Vigilância em Saúde, Arisleide Bispo, além do Programa Amigo PET ser pioneiro na região Oeste da Bahia e inovar na política pública de cuidado com cães e gatos, ele também é um modelo de referência para as demais cidades que desejam implantar um programa com este benefício para a população.

“Através do Programa Amigo PET, nós estamos castrando os gatos e os cachorros das pessoas que não possuem condições de realizar esta cirurgia em clínicas particulares. Além da castração gratuita, nós também realizamos a vacinação contra a raiva e consultas veterinárias para a verificação da saúde dos animais”, comentou Arisleide Bispo.


Assessoria de Comunicação (ASCOM)
Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.