Empresa pioneira de Luis Eduardo Magalhães promove inovações através do Sebrae




Por: Luciane Souza

Em 1982, Arnaldo Horácio Ferreira inaugurou, no antigo distrito de Mimoso do Oeste, o posto Mimoso, localizado no entroncamento da BR 020 com a BR 242, acreditando iniciar, ali, o sonho de “uma Nova Brasília”. Já em 1984, juntamente com seu sócio e genro Marcos Antônio de Carvalho, iniciaram a comercialização de lotes no local, que se tornou distrito de Barreiras em 1998, sendo posteriormente emancipado no ano 2000 com o nome de Luís Eduardo Magalhães. O trabalho seguiu com a criação da imobiliária Terramac Empreendimentos Ltda, fundada em 2004, que também é gerida pela família.

Com o crescimento do negócio, os empresários buscaram com a parceria do Sebrae, através do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), se destacar ainda mais no mercado de vendas e comercialização de imóveis na região.

“Posso dizer que todas as ações feitas por meio do ALI vêm gerando muitas mudanças positivas na gestão e no dia a dia do nosso empreendimento”, pontuou o diretor comercial da empresa, Marcus Vinícius.

Tatiana Nascimento, agente do programa que atende a empresa Terramac, conta que, através do acompanhamento e das consultorias realizadas, os empresários conseguiram organizar de forma eficiente o negócio.

“Através da metodologia proposta pelo programa, identificamos algumas necessidades para que isso acontecesse e, com isso, planejamos diversas ações, contando inicialmente com a participação proativa da empresa no Empretec e com o compartilhamento das lições aprendidas e aplicação das ferramentas na rotina diária da empresa", lembra.

A partir dessa ferramenta que lapida o comportamento empreendedor, outras ações foram realizadas pela empresa, tais como a elaboração e a exposição dos norteadores estratégicos, a implementação de solução complementar, a pesquisa de clima organizacional e de mercado com os corretores que, inclusive, orientou a empresa na tomada de decisões e impulsionou a mudança de estratégias, a implantação do PPRA/PCMSO, a utilização de drones para mapear os loteamentos, a criação de layout com um ambiente diferenciado para melhor atender os seus clientes, a participação nos cursos do Sebrae para capacitação da equipe, dentre outras.

Ainda de acordo com Tatiana, foram realizadas as consultorias de pedido de registro de marca, para garantir a segurança do ativo mais importante da empresa, e a preparação para certificação ISO 9001, a fim de atender os requisitos da norma com excelência, por meio do Sebraetec.

Recentemente, a empresa finalizou a segunda consultoria e as expectativas foram superadas com os resultados obtidos por meio da inovação em processo.

Jaqueline Miguez, consultora do Sebrae que acompanhou a empresa, diz que a consultoria de preparação para a ISO 9001 foi importante para tornar mais claros os processos, introduzir ferramentas para estruturar ações coerentes com os objetivos estratégicos, e incorporar, mais fortemente, a reestruturação de controles e a padronização de procedimentos e formulários de ações da rotina.

“Acredito que o resultado mais significativo foi o de promover aos colaboradores a visão sistêmica sobre os processos da empresa, ampliando a comunicação em prol do resultado e a aproximação na relação com corretores parceiros”, afirma.

Agora, através de parcerias estratégicas, a Terramac está buscando alcançar novos mercados por meio do conceito built to suit e do desenvolvimento de uma startup para o mercado imobiliário, a partir da criação e validação de um modelo de negócios escalável formatado no Canvas (elaborado em grande escala numa gráfica).

Além de promover o desenvolvimento de Luís Eduardo Magalhães desde a sua fundação, o propósito da empresa com essas inovações é projetar diariamente o seu futuro.

O programa

A participação do empresário no programa ALI é gratuita. O objetivo da ação é promover a inovação dentro das micro e pequenas empresas. Por meio dessa iniciativa, o beneficiário saberá como implantar práticas inovadoras em produtos (bens ou serviços), processo, marketing e método organizacional.

Agentes com perfil multidisciplinar visitam os empreendimentos, apresentam soluções e oferecem respostas às demandas do negócio atendido, no que diz respeito ao desenvolvimento econômico e financeiro, estrutural, de produtos, serviços e processos produtivos.

Os Agentes Locais de Inovação são bolsistas do CNPq e capacitados pelo Sebrae. Todos eles são graduados e possuem formação específica no tema inovação.

“O ALI contribui para o aumento da competitividade das micro e pequenas empresas, por meio da difusão de informações sobre possibilidades de inovação e de acordo com as características de cada empreendimento. As mudanças geram impacto direto na gestão empresarial, na melhoria de produtos e processos e na identificação de novos nichos de mercado”, destaca o Gerente Regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, que atende todo o Oeste da Bahia.

Outras informações sobre o programa podem ser obtidas na sede do Sebrae em Barreiras, localizado na Avenida Benedita Silveira, 118, Edifício Portinari, Centro, ou pelo telefone (77) 3611-3013.

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima