Troque o preconceito pela vida: Prefeitura realiza ações do Novembro azul em Luis Eduardo Magalhães




A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na última quarta-feira (14) uma programação especial com palestras, rodas de conversa e distribuição de folders informativos sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata, em alusão à Campanha Novembro Azul, que este ano conta com o tema: Troque o preconceito pela vida!


A primeira Estratégia de Saúde da Família (ESF) a realizar as atividades preventivas foi a unidade Nair Idite Poganski, localizada no bairro Florais Léa. Durante a ação, a médica Ana Angélica alertou os homens sobre a importância da realização do exame do toque anualmente para a prevenção e diagnóstico precoce da doença, através de uma palestra informativa. O coordenador do Bolsa Família, Nelton Castro, também participou da ação incentivando os homens a perderem a vergonha e a realizarem o exame que é de extrema importância para a manutenção da saúde.


Além da realização de palestras nas unidades de saúde, na próxima sexta-feira (23), acontecerá das 13h às 17h na Policlínica Municipal, atendimentos de triagem para a realização dos exames de toque e oferta de exames laboratoriais de PSA (antígeno prostático específico) para homens acima de 50 anos e a partir de 45 anos para pacientes com histórico de câncer de próstata na família e homens negros, que são as pessoas que possuem maior predisposição para desenvolver a doença.


“Está na hora dos homens vencerem preconceitos e cuidarem mais da sua saúde! O Novembro Azul é um mês dedicado ao diagnóstico preventivo do câncer de próstata e nós estamos dando todas as condições para que os homens de Luís Eduardo Magalhães realizem os exames para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença”, comentou o prefeito Oziel Oliveira. “Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores serão as chances de cura, além de permitir um tratamento menos agressivo” continuou.


Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil estima-se 68.220 novos casos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018-2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em todas as regiões do país.
ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima