Prefeito Empreendedor: Oeste da Bahia tem quatro municípios finalistas para premiação



Projetos dos municípios de Brotas de Macaúbas, Luís Eduardo Magalhães, Jaborandi e Santana, localizados no Oeste da Bahia, estão concorrendo ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A ação visa reconhecer e disseminar as iniciativas empreendedoras das gestões municipais, através de projetos que promovam o desenvolvimento social e econômico dos municípios e que melhorem a qualidade de vida da população. Os vencedores da etapa estadual serão anunciados no próximo dia 28 de novembro, às 18h, no Hotel Fiesta, em Salvador.

Litércio Júnior, prefeito de Brotas de Macaúbas, foi um dos finalistas, concorrendo nas categorias “Pequenos Negócios do Campo” e “Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios”. Júnior diz que o município está investindo no desenvolvimento local com projetos voltados para a zona rural. “Acreditamos no grande potencial do meio rural para melhorar a vida das pessoas. Com isso, estamos realizando ações nas cadeias produtivas da apicultura, mandiocultura, caprino e ovinocultura, bovinocultura de leite, como articulações de alianças produtivas municipal e regional nos Territórios de Identidade da Chapada Diamantina e do Velho Chico e o fortalecimento das chamadas públicas do PNAE”, disse.

O prefeito ressalta ainda que através dessas ações já são possíveis ver resultados. “Já são relevantes os resultados iniciais, tivemos um aumento 253% de empreendedores contratados para aquisição de alimentação escolar no município, implantação de 2 unidades de Leite a Pasto, Assinatura de Convênio para Construção de Unidade de Beneficiamento de Mel (Aapivarg e CAR/Bahia Produtiva), dentre muitas outras conquistas”, concluiu.

Em sua 10ª edição, a iniciativa recebeu 38 projetos de diversos municípios baianos, que foram aprovados na fase inicial e receberam a visita técnica do Sebrae para a comprovação das ações e as contribuições para o empreendedorismo regional. Os finalistas concorrem em oito categorias: Políticas Públicas para Desenvolvimento de Pequenos Negócios; Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico; Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Pequenos Negócios no Campo; Inovação e Sustentabilidade; Empreendedorismo na Escola; Desburocratização e Implementação da Redesimples; e Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI.

Durante a cerimônia de premiação, eles vão receber troféu, certificado e o selo de Prefeito Empreendedor, além de ter participação garantida na etapa nacional, que acontece em 2019, em Brasília, com os vencedores de todos os estados do país. Os municípios dos projetos vencedores também terão a chance de implantar o Programa Cidade Empreendedora e ampliar os projetos já existentes com foco em empreendedorismo.

O gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, que atende todo o Oeste da Bahia, explica que o objetivo, com a premiação, é incluir o empreendedorismo definitivamente na agenda da gestão municipal, a exemplo da saúde, educação, segurança e infraestrutura. “Nesse contexto, vale destacar ainda que as micro e pequenas empresas são os principais responsáveis pela geração de emprego e renda nos municípios”, complementou.



Agência Sebrae de Notícias Bahia

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.