Embasa participa de apresentação de Plano Municipal de Saneamento de Ibotirama




A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) participou na última terça-feira (30) da apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Ibotirama, no Oeste da Bahia. O documento detalhou para a população as ações e investimentos necessários para o setor nos próximos 30 anos para garantir o maior acesso aos serviços que compõem o saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem (água de chuva) e resíduos sólidos.
O plano contemplou as etapas de diagnóstico, objetivos e metas de curto, médio e longo prazo, ações emergenciais e de contingência e mecanismos de e procedimentos de avaliação. Na legislação vigente, o marco regulatório do Saneamento Básico determina que, a partir de dezembro de 2019, todos os municípios tenham construído os seus planos para ter acesso aos recursos da União para investimentos em saneamento básico.

Ao compor a mesa do evento, o técnico de saneamento da Embasa, Luciano Barbosa, explica que o instrumento é fundamental porque traça diretrizes, metas e cronogramas de investimentos para todos estes serviços que são essenciais para a melhoria de qualidade de vida da população. “Os serviços prestados pela Embasa foram elogiados com uma boa avaliação da infraestrutura, cobertura e expansão e da qualidade do tratamento da água e dos efluentes como determina a legislação”, afirma Barbosa, que é responsável pelo processo de contratualização do pólo regional da Embasa.

Na formatação do plano, a Embasa contribuiu com a etapa do diagnóstico, fornecendo informações relacionadas à operação dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Localizado às margens do rio São Francisco, o município de Ibotirama conta com cobertura de 77% do serviço de coleta e tratamento dos esgotos domésticos e 100% do serviço de captação, tratamento e distribuição de água na sede municipal. O Plano foi desenvolvido pela Prefeitura de Ibotirama, por meio da empresa DRZ, com recursos do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Assessoria de Comunicação da Embasa

Unidade Regional de Barreiras (UNB)

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.