Agentes de Desenvolvimento Participam de Capacitação em Barreiras


Uma turma formada por 18 Agentes de Desenvolvimento local de Barreiras, Oeste da Bahia, participou nos dias 12 e 13 de novembro de uma capacitação voltada para a categoria. A ação foi uma realização do Sebrae e teve o intuito de qualificar os trabalhos realizados pelos técnicos responsáveis por atuar nas Salas do Empreendedor e fomentar o empreendedorismo no município.

Marcelo Viana, subcoordenador da sala do empreendedor em Barreiras, ressaltou a importância desse encontro. “Esse trabalho é importante, pois nos traz bagagem e orientação quanto ao que precisamos fazer para desenvolver o pequeno negócio no município. São estes que movimentam a economia da cidade e é preciso incentivar estes empreendedores. Aqui podemos tirar dúvidas e discutir as dificuldades comuns enfrentadas. É uma troca de experiência e de informação muito rica”, disse.

Durante esses dois dias os participantes receberam instruções da consultora do Sebrae, Márcia Cunha, que sensibilizou os agentes sobre a importância de promoverem o desenvolvimento local. “Trabalhamos com dinâmicas motivacionais, conciliando prática e teoria, abordamos na capacitação temas ligados à liderança, compreensão da Lei Geral e gerenciamento de projetos”, destacou Márcia.

Junto com o poder público municipal e as lideranças empresariais locais, os Agentes de Desenvolvimento são responsáveis por trabalhar o crescimento sustentável dos municípios, criando uma espécie de ponte entre os empresários locais, atendidos pelas Salas do Empreendedor e as secretarias municipais.

Emerson Cardoso, Gerente Regional do Sebrae em Barreiras, que atende todo o Oeste da Bahia, destacou o papel primordial do agente na orientação de potenciais empreendedores, empresários e na indicação de políticas públicas para dinamizar a economia dos municípios. “O papel do Sebrae é atuar com as entidades governamentais, para proporcionar aos empreendedores um ambiente de negócio favorável, levando os nossos serviços integrados aos da prefeitura e das entidades de classe”, pontuou.

Salas do Empreendedor

A Sala do Empreendedor é um espaço implantado nos municípios com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Nas salas, os agentes e seus representantes atendem de forma simples e sem burocracia potenciais empresários ou empreendedores em busca de formalização, Microempreendedores Individuais, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Entre os serviços ofertados nas Salas estão orientações para montar e formalizar um negócio, emissão de certidões e notas fiscais, informações sobre linhas de crédito disponíveis para pequenas empresas e sobre licitações da prefeitura, impressão de guias de pagamento de impostos, entre outros.

Mais informações podem ser obtidas na sede do Sebrae, que fica na Avenida Benedita Silveira, 118, Edifício Portinari, Centro, Barreiras – BA. Ou através do telefone (77) 3611.3013.

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.