Prefeito Zito Barbosa coloca em funcionamento UPA de Barreiras




O Prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, acompanhado da vice Karlúcia Macêdo, da secretária de saúde, Marisete Bastos e do secretário de desenvolvimento urbano do Estado da Bahia, Demir Barbosa, apresentou a população de Barreiras na manhã dessa segunda-feira, 1º, a equipe médica e técnica que farão atendimento ao público na Unidade de Pronto Atendimento - UPA que fica entre os bairros São Miguel e Santa Luzia, inaugurando e colocando à disposição da população definitivamente a Unidade de Saúde.

O evento que marcou o início dos atendimentos na UPA, contou ainda com as presenças da Magnífica Reitora da UFOB, profª Drª Iracema Veloso, profº e diretor do Centro de Ciências Biológicas da UFOB, Rafael Simões, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilvan Ferreira, representante do Núcleo Regional de Saúde, Roberto Manoel, de vereadores, demais secretários, profissionais da saúde e colaboradores da administração municipal.

Sob a coordenação Jamile Rodrigues e direção médica de Dr. Lancaster Diniz, a Unidade de Pronto Atendimento de acordo com a secretária Marisete Bastos, conta com 200 profissionais na área da saúde trabalhando 24 horas por dia. Para a Reitora da UFOB, a UPA será mais um ambiente para acolher todos os usuários do SUS no município.

“Com certeza esse é um grande equipamento de saúde que vem para beneficiar a população, por isso, ressalto a importância da parceria da Universidade Federal do Oeste da Bahia e a participação do comprometimento dos estudantes de medicina e das outras áreas de saúde, como nutrição. Uma UPA com esse porte, de urgência e emergência é fundamental, e a Universidade em parceria com a Prefeitura através da Secretaria de Saúde vai trabalhar para cada dia mais prestar um serviço de qualidade para a população”, relatou Iracema Veloso.

Representando o Governo do Estado e o secretário de saúde Fábio Villas Boas, o secretário de desenvolvimento urbano, Demir Barbosa, destacou a importância do funcionamento da UPA para a região. “Hoje, representando o Governo do Estado, estou muito feliz com esse ato que de fato consolida a inauguração e entrega da UPA para os moradores de Barreiras, e principalmente a comunidade que mora desse lado do bairro Santa Luzia, que poderão usufruir de um atendimento rápido e de qualidade”, disse o titular da SEDUR.

O prefeito Zito Barbosa agradeceu a presença de todos os presentes no Ato Administrativo, e relatou que a conclusão da UPA sempre foi uma de suas principais preocupações como forma de ampliar a oferta de atendimento de saúde a população de Barreiras.

“Me recordo que logo após nossa eleição, ainda em dezembro de 2016, fomos recebidos pelo governador Rui Costa, eu e nossa vice Karlúcia, e naquela oportunidade solicitei três pautas ao governador que mereciam providências urgentes do Estado em Barreiras. A conclusão da UPA, a ampliação do HO com criação dos núcleos de Oncologia e Cardiologia e a ampliação do aeroporto Dom Ricardo. Por isso, juntamente com a secretária Marisete e sua equipe, realizamos um esforço para em tempo recorde contratar a equipe técnica e médica, e colocarmos hoje esta unidade em funcionamento, pois representa muito para a nossa cidade, principalmente para os moradores que residem próximo desse bairro grande que é a Santa Luzia”, disse o prefeito.

O prefeito ainda destacou que a Prefeitura através da Secretaria de Saúde, dentro do programa Saúde Humanizada, recentemente entregou a população de Barreiras duas unidades de saúde totalmente reformadas e requalificadas, contribuindo assim para melhorar o atendimento à população, especialmente nos bairros Vila Rica e Barreirinhas. “Esse é o nosso compromisso com Barreiras, trabalhar em todas as áreas e de modo especial na saúde, precisamos ainda avançar na cobertura da atenção básica, elevar de 50% de cobertura, para pelo menos 80% nos próximos anos”, concluiu Zito.

Após a cerimônia que marcou definitivamente o funcionamento da UPA em Barreiras, o Padre Vernesson Francisco, pároco da Catedral São João Batista, abençoou a nova Unidade de Saúde e os funcionários que trabalharão na linha de frente. Em seguida o atendimento clínico e pediátrico, bem como a sala vermelha que atenderá pacientes críticos e atendimento de emergência e urgência já iniciaram as atividades.

A nova unidade de saúde tem capacidade para o atendimento de 250 pacientes por dia e está equipada com 17 leitos. Dona Meirivane de Jesus Santos, moradora do bairro Santa Luzia, foi a primeira paciente atendida na tarde dessa segunda-feira, na Unidade de Pronto Atendimento, e fez avaliação com o médico clínico. Além dos atendimentos de urgência e emergência realizado na UPA, os pacientes poderão realizar ainda exames laboratoriais, ECG, raio X e Ultrassonografia.

A UPA de Barreiras está situada na Avenida José Bonifácio, nº 1.027, bairro São Miguel, início do bairro Santa Luzia.

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.