Secretaria de Assistência Social de Barreiras promove capacitação do Programa Criança Feliz



Investir em ações para o desenvolvimento das crianças durante os primeiros anos de vida, esse é um dos objetivos do Programa Criança Feliz que começa a ser implantado em Barreiras. Coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho, o Criança Feliz é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral com a primeira infância. O programa surgiu como uma importante ferramenta para promover o desenvolvimento infantil e apoiar gestantes na preparação para o nascimento.

Na primeira etapa, os visitadores do programa receberam capacitação multidisciplinar durante três dias, e nesta manhã de sexta-feira, 28, aconteceu a entrega do certificado na Escola Municipal de Informática - EMI. Agora, os 12 visitadores já poderão realizar o atendimento das gestantes e crianças até 6 anos através das visitas periódicas, levando orientações as famílias com objetivo de garantir que essas crianças tenham um crescimento infantil de melhor qualidade e avanço motor e a fala, além de estimular o convívio familiar mais saudável, fundamental para os que estão em risco e vulnerabilidade social.

Em Barreiras, o Programa Criança Feliz atenderá inicialmente 400 famílias que já possuem cadastro no CadÚnico e são beneficiarias do Bolsa Família. Os visitadores irão trabalhar com as crianças em espaço lúdico, uso de brinquedos e utensílios que a família já possuem em casa, para promover o desenvolvimento dessas crianças.

Segundo a assistente social, Laurine Rabelo Trindade, supervisora do Criança Feliz em Barreiras, “é muito enriquecedor tanto para os visitadores como supervisão essa troca de experiência e informação da evolução de cada criança visitada, através do material disponível que as famílias possuem para a realização das atividades de estímulo”, destacou a supervisora.

A entrega do certificado foi feita pela secretária de assistência social, Karlúcia Macêdo, que parabenizou o empenho da equipe e destacou a importância do programa para as famílias do município.

“Os cuidados com a primeira infância é prioridade para nossa gestão, é muito importante envolver as famílias, por isso nossos visitadores foram preparados para serem inseridos nesse ambiente familiar e buscar transmitir os cuidados que devem ser tomados na primeira infância. O programa Criança Feliz é lindo, e pode sim, ajudar a garantir que as nossas crianças tenham melhor desenvolvimento cognitivo, social, educacional e estabeleçam melhores vínculos familiares”, disse a secretária.

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.