Formosa: População recebe orientações sobre atendimento no hospital e postos de saúde



A prefeitura de Formosa do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma série de palestras esclarecedoras sobre a classificação das fichas de atendimento no Hospital Dr. Altino Lemos Santiago, que segue o Protocolo de Manchester – conforme adotado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Secretaria Municipal de Saúde mantém o programa denominado de “Bata na Porta Certa”, uma campanha educativa para orientar a população a buscar o atendimento nos locais adequados, informando sobre os serviços disponíveis através de panfleto e de palestra.

O pronto socorro do hospital municipal funciona de forma a atender as demandas com agilidade e qualidade dos serviços prestados de urgência e emergência, sendo importante salientar para a população que todos os postos de saúde dispõem de um médico para atendimento diário e outro médico reforçando o atendimento ambulatorial pelo menos uma vez na semana. Ou seja, as consultas de rotina devem ocorrer nestas unidades.

De acordo com a assistente social do Dr. Altino Lemos Santiago, Adriana Modesto, “nenhum paciente que chega até o hospital sairá sem avaliação dos profissionais de saúde, mas é importante que todos saibam que existem critérios de atendimento para cada problema de saúde, conforme o grau de risco. Para os casos mais simples, para consultas de rotina, troca de receita, avaliação de exames e outros procedimentos que não se enquadram como emergência ou urgência médica, a indicação é procurar o seu posto de saúde”, orienta.

Informar às pessoas sobre isso é fundamental para que se tenha menor tempo de espera no pronto socorro e maior qualidade nos diagnósticos e tratamentos. É medida salutar para que não se tenha superlotação no pronto socorro em função de casos que poderiam e devem ser investigados pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde da Família.
“Não buscar atendimento no local correto é ruim para o paciente que pode aguardar muito tempo para ser atendido, já que as situações não urgentes podem espera até quatro horas, e para os profissionais que ficam sobrecarregados com uma demanda muito grande e que poderia ser resolvida nos postos de saúde”, complementa Adriana.

Onde buscar os principais atendimentos?

HOSPITAL DR. ALTINO LEMOS SANTIAGO – PRONTO SOCORRO
Internação de pacientes graves
Parto normal e as cesarianas agendadas
Cirurgias de abdome e ortopédicas agendadas
Atendimento médico de urgência
Suturas
Cortes profundos
Picada de cobra, escorpião, aranha
Coice de mula e cavalo
Sangramentos fortes
Vômitos com sangue
Desmaios
Dor súbita no peito
Falta de ar súbita
Dor abdominal de forte intensidade
Constipação há mais de 7 dias
Garganta inflamada
Olhos inflamados
Objetos estranhos engolidos ou inseridos no corpo

UNIDADES DE SAÚDE -
Consultas de rotina
Atendimento odontológico
Atendimento com enfermeiro (a)
Exame preventivo de câncer de colo de útero
Encaminhamento para especialidades
Acompanhamento da gestante (Pré-natal) e do bebê
Vacinação
Nebulização
Medição de pressão
Medição de glicose (controle de diabetes)
Distribuição de medicação
Medicação Venosa (soro, antialérgicos, anti-inflamatórios, tratamento da febre leve, antibióticos)
Curativos
Distribuição de preservativos e anticoncepcionais
Solicitação de exames de sangue, fezes, urina, eletrocardiograma, ultrassonografia, radiografia/raios-X, etc. (caso o médico julgue necessário)

...

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.