Secretaria de Saúde de Formosa convoca população para vacinar cães e gatos contra a raiva




Após o Dia D de Vacinação Antirrábica, no dia 16 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Formosa do Rio Preto realizou nesta terça-feira (31) uma manhã de imunização complementar contra a raiva para dar oportunidade aos proprietários de cães e gatos que não puderam levá-los na outra data.
Mesmo assim, ainda há muitos animais para vacinar no município. Por isso, a campanha está sendo intensificada. Quem ainda não vacinou o seu animal de estimação deverá ir até a Vigilância Epidemiológica, localizada em frente à praça do Hospital Dr. Altino Lemos Santiago, e deixar seu contato. “Nós iremos agendar mais uma etapa de vacinação com o intuito de cumprir a meta do município que é de 3.886 cães e 855 gatos”, informa o coordenador de imunização e da Vigilância Epidemiológica, Ítalo Francisco Reis. 

Menor taxa de vacinação na zona urbana 

No total, já foram imunizados 3303 animais. Apenas 806 cães e 134 gatos da área central da cidade foram vacinados até agora, enquanto que nas localidades rurais os números são de 2.233 cães e 130 gatos que receberam a vacina antirrábica. O índice de vacinação está menor na zona urbana, onde a meta é atingir 1.532 cães e 518 gatos.


O veterinário da Vigilância Epidemiológica, Nivaldo Barreto, alerta que essa “é uma vacinação extremamente importante, tanto do ponto de vista clínico quanto humano, por ser a principal forma de prevenção a uma zoonose muito agressiva. A raiva é uma doença que em quase 100% dos casos é fatal para os humanos”, relata.
Devem ser vacinados todos os animais a partir dos três meses de idade. É necessário apresentar o cartão de vacina do cão ou gato para registrar a imunização.

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.