Coordenadoras de educação de Barreiras participam de Reunião Regional do Núcleo do Programa Despertar em Luís Eduardo Magalhães



Coordenadores do Despertar, programa do SENAR Bahia, participaram da Reunião Regional do Núcleo Despertar nesta terça-feira (07), no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães. O evento foi promovido em parceria entre a Prefeitura de Barreiras, SENAR-Bahia e Sindicato dos Produtores Rurais, que contempla escolas do Campo, sendo esse ano inserido mais duas escolas municipais de Barreiras, a Pedro Cavalcante da Silva, na localidade Barreiras Sul e a Escola Municipal Prof. José Agostinho Porto no povoado de Baraúna.

Estiveram reunidos coordenadores, secretários e técnicos das cidades de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Cotegipe, Luís Eduardo Magalhães e São Desidério que compõem o núcleo Oeste. O objetivo foi alinhar as ações de acordo com a proposta do programa e prospectar as novas ações até o fim do ano, quando será realizado o acompanhamento dos municípios participantes que estão trabalhando o tema “Água, Cidadania e Sustentabilidade”.

Representando a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Barreiras participaram do encontro a coordenadora municipal do Programa Despertar, Iliége Viana, a coordenadora de programas institucionais Leise Farias e a diretora da escola Adroaldo Fernandes Moraes, Joeline Caires, que apresentou algumas práticas exitosas na comunidade do Cerradão.

A coordenadora Iliége socializou os trabalhos realizados em 2017 nas escolas da zona rural em Barreiras, com as práticas de preservação de meio ambiente, valorização do homem do campo, a permanência e convivência das famílias no habitat rural. “Estamos alcançando grandes resultados com o Programa Despertar na zona rural, porque levamos até nossos estudantes que o papel da educação também é motivar, proporcionar oportunidade de escolha, levar o conhecimento aos alunos e abrir os caminhos para que eles almejem um futuro melhor, ali mesmo na comunidade”, disse Iliége.

A coordenadora de programas institucionais, Leise Farias destacou que o mundo gira em torno do setor agrícola, e envolve o grande, o médio, e o agricultor familiar, justificando que o Programa Despertar está preparando os jovens, os futuros técnicos, especialistas, empreendedores. Ela ainda lembrou o carinho e o respeito com todos os professores da zona rural, que estão preparando a base do amanhã no campo, finalizando ao dizer: “O Despertar tem trazido uma consciência ambiental aos estudantes, tornando-os agentes multiplicadores na comunidade que vivem, com práticas de sustentabilidade e responsabilidade social. Por isso, a Secretaria de Educação de Barreiras tem essa atenção especial, reconhecimento e não medimos esforços, para dar apoio às escolas do campo”.

Uma das definições do encontro foi as estratégias que acontecerão durante a Formação Municipal no dia 13 de setembro, que esse ano apresenta o tema “Desperte essa ideia e contribua para um mundo melhor”.

Entenda o Despertar - O Programa Despertar é voltado para alunos da Educação do Campo, do Infantil ao 9º ano do fundamental, e trabalha a educação socioambiental através de temas como o meio ambiente, ética, saúde, cidadania, consumo e pluralidade cultural. Há 13 anos o Despertar vem ampliando o papel social com a missão de promover a educação no meio rural voltada para a responsabilidade social, como forma de provocar mudanças de valores, aliada ao compromisso cidadão e socioambiental.

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.