São João na Praça marcou fim de semana em São Desidério


Apresentação de danças juninas, quadrilhas, casamento caipira, desfiles das rainhas e atrações musicais locais e regionais marcaram a segunda edição do Projeto Cultural São João da Praça realizado entre as noites de 29 e 30 de junho na Praça Abelardo Alencar em São Desidério.

Organizado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT) o projeto foi realizado para resgatar os festejos juninos em praça pública, uma manifestação cultural do município realizada durante muito tempo e prestigiada pela população. “Esse projeto de resgate deu certo no ano passado e este ano a SECULT não poderia deixar de realizar uma festa de tradição e tão bonita que já entrou para o calendário de eventos do município”, afirmou o secretário de Cultura, Josivaldo Oliveira.

A aposentada Jesuíta Ramos, 68, relembra das antigas edições do evento na praça. “Sempre participei dos festejos de juninos, são recordações muito boas que estamos revivendo. Resgatar essa cultura é valorizar nossas raízes”. Atualmente Jesuíta participa do Grupo da Melhor Idade Pe. Jacy que apresentou no Projeto São João da Praça. Para a professora de dança, Sohanne Oliveira, “é uma oportunidade para a escola estar presente no evento, valorizando a cultura e mostrando um pouco de dança”.

Na primeira noite, sexta 29, um grande público compareceu a praça e pode assistir as apresentações das quadrilhas do povoado de Varginha, do distrito de Vázeas do município de Baianópolis, de escola privada, municipais e estaduais e do Grupo da Melhor Idade Pe. Jacy. A animação ficou por conta do sanfoneiro Chuca, da dupla Cláudio e Mateus, das bandas Moisés e Danilo e de Sacha Medeiros e banda Amor Fatal.

No sábado 30, o público prestigiou as apresentação das quadrilhas do povoado de Ilha do Vítor, do distrito de Roda Velha II e Furacão Nordestino da sede, além do desfile da Rainha Junina nas modalidades infantil e infanto-juvenil. O encerramento da festa ficou por conta dos artistas Lucas Santinny e Gerry Cunha.

“É uma satisfação estar apresentando no palco desta festa maravilhosa. O mês de junho é muito bonito e repleto de tradições. São Desidério está de parabéns por preservar essa cultura”, destacou o Sanfoneiro Chuca. Ediquécio Teixeira é participante da quadrilha do povoado de Varginha que se apresentou na primeira noite. “É uma mistura boa, somos prestigiados por receber esse convite para apresentar nossa dança, nossa quadrilha do nosso povoado aqui na sede do município”.

“Com este projeto estamos encerrando os festejos juninos em nossa cidade. Estamos felizes por conseguir resgatar uma manifestação cultural tão importante e que sempre foi referência no nosso município, e também por perceber que é um projeto que está sendo abraçado pela nossa comunidade” analisou o prefeito Zé Carlos.







Ascom/ São Desidério

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.