Esquadrilha da Fumaça se apresentará em Barreiras no próximo dia 29


Os aviões da Esquadrilha da Fumaça da Aeronáutica Brasileira se apresentarão na cidade de Barreiras no dia 29 de julho, às 16h00. A concentração será no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha. Em Barreiras, até hoje houve apenas uma apresentação da Fumaça, que ocorreu em 2006.

Em 11 de junho, a Assessoria Parlamentar do Comando da Aeronáutica deferiu a solicitação do deputado Arthur Maia (DEM) para a realização do evento. "O objetivo é aproveitar que a Esquadrilha já estará no Circuito Norte e Nordeste e se apresentar também aos barreirenses”, explica o deputado. “Moradores e turistas terão a oportunidade de assistir a um espetáculo que, por vezes, apenas vemos pela televisão. Tenho certeza que será uma belíssima apresentação", completou.

História

A Esquadrilha da Fumaça tem sua origem pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando a pilotagem militar. Em 14 de maio de 1952, foi realizada a primeira demonstração oficial do grupo.

Com mais de 3.800 demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países, a Esquadrilha da Fumaça representa para milhares de pessoas a oportunidade de estabelecer contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira. Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. Geralmente, a demonstração da Fumaça tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias.


Assessoria deputado Arthur Maia

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.