Barreiras: Culminância Musical “Forrozeando com Artes” estimula participação de crianças especiais no teatro e musicalização



A Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer e a Diretoria de Cultura por meio da Escola Municipal de Música Antonino Sampaio apresentam nesta próxima quarta-feira, 20 de junho, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, a Segunda Culminância Musical com o projeto “Forrozeando com as Artes: Cantos e Encantos”.

Essa edição no mês de junho é comemorativa ao São João, e oportuniza os alunos da Escola de Música Antoninho Sampaio e a Escola de Teatro Municipal de Barreiras, apresentarem suas habilidades nas diversas linguagens artísticas, principalmente valorizando a cultura nordestina. Na primeira edição apresentada em maio, cantigas de roda, músicas andinas e culturais foram o carro chefe, e agora eles trazem a proposta de cantos e encantos por meio da musicalização, poesia, performance, canto coral, flauta doce, violão e percussão enfatizando as músicas populares e costumes do contexto junino.

A programação contará com “Orquestra Caipira” composta por músicos e professores, levando o público numa viagem musical pelos estados do nordeste, além da Esquete Teatral “O Causo das Abóboras”, com texto adaptado pela professora de Teatro e diretora de cultura Diva Bonfim, e que será encenado pelos alunos de Teatro com a participação dos alunos da educação inclusiva.

Musicalização inclusiva e teatro

Um dos pontos altos do projeto “Forrozeando com Artes” é a inclusão de crianças das salas multifuncionais do município ao projeto de musicalização e teatro. Neste primeiro momento, três estudantes de escolas municipais estão participando da proposta educativa de aulas de música e expressão corporal direcionada a criança com deficiência, transtornos e com dificuldades de aprendizagem.

“O projeto é lindo, todos estão envolvidos com dedicação e levando emoção nas cantigas e teatro. Essa culminância demonstra o trabalho da Escola Municipal de Música Antonino Sampaio, dos professores, da equipe e também dos nossos alunos com Síndrome de Down e TDA-H, que vão apresentar as cantigas e encenar, mostrando os benefícios para as crianças especiais que são inseridas na musicalização inclusiva. O evento é aberto ao público, e será uma noite de espetáculo”, disse a diretora de cultura, Diva Bonfim.




Ascom/ Prefeitura de Barreiras

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.