Barreiras: 42 casais celebram a união durante casamento comunitário







O ginásio de esportes da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) foi palco, no sábado (9) de mais uma edição do Projeto FASB Cidadã, do curso de Direito, que oficializou a união de 42 casais, durante mais um casamento civil comunitário. A cerimônia foi realizada em parceria com o Cartório do 2º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Barreiras, com o objetivo de oferecer, gratuitamente, a oportunidade para as pessoas “hipossuficientes financeiramente” de oficializar a união.

“Trata-se de uma atividade comemorativa do dia dos namorados e que ficará para sempre na lembrança dos envolvidos. Cuidamos de toda parte jurídica, trabalhando com documentação, regularizando uma união estável entre os casais, oportunizando as pessoas mais carentes de casar e também realizar um sonho, principalmente para as noivas, com uma cerimônia bonita e organizada. Nós tivemos o cuidado de construir um ambiente romântico, bem característico para que pudéssemos promover a felicidade das 84 pessoas que estiveram aqui¨, disse a coordenadora do curso de Direito, Cristiane Pacheco.

Luanderson Borges, estava namorando há pouco mais de um ano e ouviu pela rádio, a chamada para o casamento. ¨Vi o anúncio na rádio e me interessei, vi como uma grande oportunidade. Gostei muito da decoração, tratamento das pessoas e a organização em geral, tudo muito bem organizando disse o noivo. A esposa de Luanderson, Janaina, também ficou feliz pela oportunidade. ¨A estrutura aqui oferecida foi bem melhor do que em um cartório tradicional, sem contar que ainda pude trazer vários convidados¨, disse Janaina. Mais de 600 pessoas, entre familiares, testemunhas e convidados participaram da cerimônia.

Em alguns casos, os casais já viviam juntos, porém, sem condições financeiras de oficializar a união, como relata o noivo Ednildo Neres. ¨ Já convivia com minha esposa há 13 anos, mas somente agora tivemos a oportunidade de fazer o registro e oficializar nossa união. Minha esposa viu em um site o anúncio do casamento coletivo e imediatamente fizemos a inscrição para celebrar esse momento”, disse.

Participaram ainda do evento, o diretor presidente do Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras, Tadeu Bergamo, a diretoria acadêmica da instituição, Marilissa Dobraschinski, o juiz de paz e oficial do cartório de 2ª oficio de Barreira, Rafael Rebouças. A iniciativa envolve as professoras Cristiane Pacheco, Chandrélin Cardoso, Delyana Brito e Elisangela Borelli, e conta com a colaboração de vários cursos e funcionários facilitando o acesso de maneira gratuita à população, levando cidadania e promoção de direitos para quem precisa.



Araticum Comunicação

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.