Bahia dá início a evento mundial sobre tecnologia na educação


A convergência entre inovação, tecnologia e educação é o mote do XIX Encontro Internacional do Virtual Educa Bahia, que desembarca no estado com uma programação diversificada. A abertura oficial do evento foi realizada na noite desta segunda-feira (4), no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, com a presença do governador Rui Costa e do secretário-geral do Virtual Educa, José Maria Antón.

O Virtual Educa Bahia é um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologias aplicadas à Educação. "Será uma semana inteira de troca de experiências entre educadores de vários países. Nós temos que conhecer aspectos positivos da educação. Aquela escola em que o professor ficava de costas para os alunos, escrevendo no quadro, já foi embora. É preciso mais interação, outras formas de comunicação e acesso. Quanto mais intercâmbio e trocas nós fizermos, mais chances temos de acertar e inovar na educação", afirmou Rui.


O encontro segue até o próximo dia 8, no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (antigo Iceia), no Barbalho. O secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro, destacou que a realização do evento na Bahia marca a expansão do novo padrão pedagógico da educação no estado.



“Agora em junho, entregaremos acesso à internet banda larga em todas as nossas escolas. Hoje já temos 434 pontos no estado em que nós levamos a educação para lugares remotos. Essas ações representam o uso da tecnologia para expandir a ferramenta tecnológica, mas, ao mesmo tempo, para expandir todo um novo conceito pedagógico de uma nova escola. Isso é o Virtual Educa. Isso é o desafio do Programa Educar para Transformar, pautado pelo governador Rui Costa", disse Pinheiro.


Com o tema ‘Educação para transformar a sociedade em um espaço multicultural único’, o evento reúne personalidades do campo educacional do Brasil, da América Latina, da África e do Caribe. A programação é composta por fóruns e conferências que serão ministrados por professores, escritores e pesquisadores que trabalham questões relacionadas à Educação no século XIX e sua interface com a inclusão, a diversidade, o meio ambiente, a inovação, a tecnologia e a formação docente.

Think Blue
Nesta edição, o Virtual Educa está dividido em dois eixos. O primeiro, voltado para educadores e estudantes, é o Espaço Pedagógico, que discute a educação como ferramenta para transformar a sociedade em um único espaço multicultural. Já o segundo eixo, referente ao Fórum Global de Educação e Inovação ‘Cooperação Sul-Sul’, é voltado para representantes governamentais e de instituições internacionais. Durante este fórum, será apresentada a iniciativa ‘Think Blue’ (Pense Azul), que foi desenvolvida pelo Virtual Educa em colaboração com o Banco Mundial. A ideia é estabelecer um marco mundial sobre a economia do mar, com foco na sustentabilidade.

Durante o Virtual Educa Bahia será realizada ainda a 7ª edição da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba), que inclui apresentação de 240 projetos desenvolvidos nas escolas no âmbito do projeto Ciência na Escola. Serão montados 25 estandes para a exposição de projetos desenvolvidos por estudantes dos cursos técnicos de nível médio e de cursos de qualificação profissional da rede estadual, que irão apresentar o resultado de ações pedagógicas visando à formação profissional para uma inserção cidadã no mundo do trabalho ou para o empreendedorismo.

Transformação social
Criado em 2001 e apoiado pela Organização dos Estados Americanos (OEA), o Virtual Educa tem por objetivo promover a inovação na educação e a transformação social especialmente na América Latina e no Caribe. É uma plataforma transversal que permite a incorporação e o desenvolvimento cooperativo de diversos setores que promovem as transformações sociais, representados por instituições governamentais, universidades e sociedade civil. A programação completa do Virtual Educa Bahia está disponível no Portal da Educação.

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.