Consultoria do Sebrae melhora desempenho de empresas no Oeste da Bahia


Há nove anos, o empresário Maurileno Santana criou a empresa Super Silva Materiais para Construção juntamente com sua esposa, Silvia Martins Barreto, em Luís Eduardo Magalhães. Com o crescimento do negócio, eles viram a necessidade de estruturar melhor o empreendimento, quando procuraram o Sebrae e aderiram ao Plano de Melhoria do Desempenho Empresarial (Sebrae MEDE).

A partir da adesão, um consultor acompanha o negócio durante dez meses. Nesse período, o profissional desenvolve indicadores que serão trabalhados na empresa. A Super Silva foi acompanhada pela consultora do Sebrae MEDE, Daiana Morais, que, após aplicação do diagnóstico, constatou a necessidade de atuação junto ao maior gargalo da empresa, a área financeira. “Com isso, implantamos o Plano de Melhoria e começamos a colocar em prática as rotinas financeiras necessárias para melhorar a gestão. Com essa prática, o empresário conseguiu diminuir algumas despesas ao analisar os relatórios de fechamento do mês”, frisou.

Maurileno destaca que a escolha pelo plano se deu por causa da sua metodologia, que apoia o fortalecimento da gestão empresarial. “O Sebrae MEDE me ensinou muitas coisas, a exemplo da importância, missão, visão e valor do meu empreendimento. Através dele, melhorei a gestão do setor financeiro e hoje consigo ter clareza nos relatórios de fechamento do mês. Com isso em mãos, consigo definir metas para curto, médio e longo prazo. Além disso, consegui aumentar meu faturamento em 10%”, pontuou o empresário.

O gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, que atende todo o Oeste da Bahia, explica que a ferramenta tem um modelo de abordagem e acompanhamento para os pequenos negócios. “O objetivo é contribuir com assessoramento gerencial nas empresas. Para isso, são utilizados instrumentos que identificam o que é crítico e relevante para o crescimento da empresa, transformando-o em indicadores, metas e planos de melhorias”, pontuou.

Emerson destaca ainda que as consultorias vão incentivar o empresário a fortalecer seu processo de inovação no cotidiano do negócio. Quanto mais inovação ele agrega, maior será sua capacidade de se diferenciar no mercado, com a vantagem do acompanhamento mensal, que permite a evolução gradativa e, como consequência, um bom retorno nas empresas.

Mais informações sobre o Plano de Melhoria do Desempenho Empresarial (Sebrae MEDE) podem ser obtidas na unidade regional do Sebrae em Barreiras, que fica na Avenida Benedita Silveira, 118, Edifício Portinari, Centro ou através do telefone (77) 3611-3013.

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.