Barreiras: Famílias do Km 30 participam do Projeto Frutos do Cerrado com apoio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho













No domingo (22), 15 famílias atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social- CRAS - IV, tiveram uma tarde de aprendizado e muita integração. Acompanhadas pela equipe do CRAS, elas foram, no transporte oferecido pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho, do Km 30 onde moram, até a Fundação Mundo Lindo, onde é desenvolvido o Projeto Frutos do Cerrado.

Lá participaram de um curso sobre cultivo e produção de frutos regionais, percorreram a fazenda conhecendo técnicas de plantio, colheita e as diversas formas de aproveitamento dos produtos na culinária, principalmente. Ao final, degustaram doces e salgados produzidos a base de frutos do cerrado baiano. Outros sete módulos serão realizados até novembro, capacitando e estimulando estas pessoas a buscarem um nova forma de ganho e de profissionalização.

“Este projeto complementa o trabalho que realizamos junto a estas famílias que tem na superação da vulnerabilidade da insegurança alimentar e nutricional, e da vulnerabilidade econômica os principais alicerces”, explica a coordenadora do CRAS, Marília Machado. Segundo ela, a partir do momento em que essas famílias passam a compreender que é possível o aproveitamento, na sua totalidade do que produzem em seus quintais, fabricando novos produtos e vendendo o excedente, os resultados virão.

Durante o encontro, a secretária de assistência social, Karlúcia Macêdo, que fez questão de participar de todo o processo, teve uma conversa com o coordenador da Fundação Mundo Lindo, o empresário Deusdete Santiago, sinalizando a possibilidade de uma parceria futura entre a Prefeitura e a entidade. “Entendemos a importância social de uma proposta como esta e estamos sempre em busca de unir esforços que tenham em comum, intervenções de melhoria para as populações mais necessitadas”, explicou a secretária.

Projeto Frutos do Cerrado – O projeto “Frutos do Cerrado – potencialidades e usos” é patrocinado pela Fundação Cargill e tem por objetivo favorecer a utilização racional de frutos do cerrado. Durante o ano de 2018 serão oferecidos vários cursos e pesquisas para elaborar novos produtos alimentícios com base nos frutos disponíveis no cerrado brasileiro. Além disso, o projeto avalia técnicas de conservação e comercialização mais aprovadas para os produtos desenvolvidos. Os interessados em participar dos cursos podem se inscrever gratuitamente pelo telefone 3613-8835 ou pelo e-mail projetofrutosdocerrado1@gmail.com


Ascom/Prefeitura de Barreiras

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.