Alunos da FASB realizam ação de prevenção à hipertensão e diabetes no bairro Jardim Ouro Branco



Acadêmicos do curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) realizaram, na última sexta-feira (13), no posto de saúde do bairro Jardim Ouro Branco, o ‘Café com Saúde’, um evento voltado para a prevenção da hipertensão e do diabetes mellitus. Além de uma encenação bem-humorada, em que as estudantes mostraram o comportamento de pessoas que não tomam os devidos cuidados com essas doenças, a programação contou ainda com a apresentação de dados sobre a incidência na cidade.

“Esse trabalho é muito importante para a comunidade porque diz o que a população precisa ouvir. É a educação na saúde, que aborda o que eles devem fazer, como o uso da medicação, alimentação saudável e atividade física. É importante também para os alunos, porque é o último estágio que eles estão fazendo, então eles saíram para os bairros para conhecer a situação da saúde das pessoas”, avaliou Maria Cleide, professora do curso de Enfermagem da FASB.

No trabalho de campo executado pelas estudantes, no semestre corrente, foi feito o mapeamento de diversas áreas da cidade. Nesse estudo descobriu-se um número significativo de pessoas diabéticas e hipertensas, muitas delas sem o tratamento adequado. A descoberta motivou a realização de eventos de orientação. “A gente faz intervenções, como a de hoje, para promover a saúde e incentivar a prevenção. Passamos para eles dicas de como mudar os hábitos alimentares, abandonar o modo de vida ocioso e as formas de controlar as doenças. Esperamos que eles repassem essa informação para outros, ampliando o alcance da nossa mensagem”, declarou Ianca Elizete Soares, aluna do 9º semestre do curso de Enfermagem.

A moradora do bairro Sandra Regina, Maria Isabel, falou sobre a iniciativa. “Se todas as unidades de saúde programassem eventos como esse, cheios de informação, os índices dessas doenças seriam bem menores. Infelizmente é o que a gente mais vê atualmente, pessoas com a saúde cada vez mais precária por causa de pressão alta e diabetes”, lamentou.

Além de transmitir as informações, os acadêmicos da FASB realizaram a aferição de pressão arterial, exames de diabetes e ofereceram café da manhã, com frutas, bolos e biscoitos. O “Café com Saúde” foi encerrado com o sorteio de brindes para os participantes.

Hiperdia - Os portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus, atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde – SUS, têm à disposição, nos postos de saúde, o programa ‘Hiperdia’. “Esse programa funciona durante a semana, o ano inteiro, nas Unidades Básicas de Saúde. Possibilita ao paciente ter mais informações sobre essas doenças e as complicações decorrentes, facilita a consulta com o médico, o contato com técnicos e enfermeiros (para acompanhamento da relação peso/altura), aferição da glicemia capilar e acesso aos medicamentos. Ou seja, é um acompanhamento completo”, explicou a estagiária Noélia Rego, que também participou do Café com Saúde.


Araticum Comunicação

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.