Secretaria de Meio Ambiente trabalha pela preservação e recuperação das nascentes em Barreiras





A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), em parceria com produtores rurais representados pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e Associação de Produtores de Algodão da Bahia (Abapa), está intensificando o trabalho de elaboração do diagnóstico e avaliação dos impactos ambientais em nascentes já catalogadas no município de Barreiras. A proposta é realizar a análise do grau de degradação das nascentes, com o intuito de levantar áreas críticas, visando a recuperação das mesmas e consequentemente, melhorar a qualidade e quantidade das águas.

A ação integra a Parceria Público Privada (PPP) firmada entre poder público municipal e produtores para a proteção e recuperação de nascentes utilizando ações de conscientização sobretudo em áreas particulares com a restauração de Áreas de Preservação Permanente (App’s), intervenções como isolamento das nascentes com construção de cercas, plantio de espécies nativas e outras técnicas.

“O projeto de recuperação das nascentes não só é ponto de partida estratégico para recuperação dos recursos hídricos, mas também para preservar a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico (migração de genes entre populações) de fauna e flora e proteger o solo, aumentando a quantidade e qualidade da água”, declara o secretário de Meio Ambiente e Turismo de Barreiras, Demósthenes Júnior.

As nascentes foram catalogadas e agora estão sendo diagnosticadas e mapeadas com a utilização de técnicas de georreferenciamento. Este recurso fará a identificação daquelas que se encontram protegidas e também, desprotegidas, definirá áreas prioritárias, manterá os reflorestamentos ou implementar as demais ações de recuperação para a conservação da biodiversidade e dos serviços ambientais, principalmente para a continuidade no provimento dos recursos hídricos no município e região. Para isso, estão sendo realizados diagnósticos ambientais, medidas específicas de conservação e recuperação ambiental, readequação da infraestrutura e incremento da produção de árvores nativas.

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.