Secretaria de Agricultura e UFOB realizam o Projeto Reaproveitamento Integral de Alimentos na Feira Livre de Barreiras




Degustação ao ar livre, essa foi a dinâmica realizada na Feira Livre de Barreiras promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura juntamente com a Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB no último sábado, 03, onde os feirantes e consumidores participaram do primeiro dia do Projeto Reaproveitamento Integral de Alimentos.

Tendo como objetivo o reaproveitamento dos alimentos, o projeto é desenvolvido pelos estudantes de Nutrição e de Engenharia Sanitária e Ambiental, que apresentará em quatro edições, 30 novas receitas de reaproveitamento dos alimentos que geralmente seriam descartados.

“O principal objetivo é mostrar tanto para os estudantes como para a população a importância de reaproveitar por completo muitos alimentos que são descartáveis no dia a dia, acabar com o preconceito de que tudo que sobra é lixo e que podem sim, ser consumidos em 100%”, destacou o Professor Marcus Vidal.

Dentre as várias receitas, o doce da casca de laranja, o bolo da casca de abóbora e o suco da casca da goiaba foram os mais experimentados, Dona Ana Fonseca, experimentou de tudo um pouco e aprovou principalmente o bolo da casca de abóbora. “Estou curiosa para saber o resto dos ingredientes para fazer em casa, temos que reaproveitar tudo mesmo, essas novas dicas podem salvar o mundo”, disse.

As equipes entregaram as receitas para todos que faziam a apreciação dos novos sabores, para o Secretário de Agricultura, essa dinâmica é essencial para apresentar aos moradores de Barreiras e região.

“A feira livre é um local adequado para fazer essas degustações, nossa expectativa é que as pessoas se conscientizam da necessidade de aproveitarmos melhor os alimentos. A Secretaria de Agricultura embarcou nesse projeto a fim de propor às pessoas a ter oportunidade de levar para casa algumas ideias e propostas através dos cursos de Nutrição e Engenharia Sanitária e Ambiental dos alimentos que são consumidos em seus lares”, acrescentou José Marques.

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.