Oeste da Bahia: maior polo agrícola do Nordeste confirma safra recorde de grãos



Ajudado pelo clima e pela regularidade das chuvas, o Oeste da Bahia, maior polo agrícola do Nordeste e um dos principais da América Latina, com 2,2 milhões de hectares cultivados, deverá alcançar nesta safra um novo recorde de produtividade de grãos.

“Não houve período maior do que dez dias sem chuva. O clima foi muito favorável e a soja ficou mais bonita. É fato consolidado, esperávamos 56 sacas por hectare de média na região, mas devemos nos aproximar das 60 sacas”, diz Luiz Stahlke, assessor de agronegócio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), sediada no município de Barreiras. A leguminosa é a principal cultura em área plantada nesta região altamente tecnificada da Bahia, com 1,6 milhão de hectares, dos quais 150 mil recebem irrigação. O algodão é cultivado em 260 mil hectares e, o milho, em 140 mil.

O desempenho do Oeste baiano confirma a projeção de maior produção da história do Matopiba (confluência de áreas agrícolas do Cerrado do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), constatada junto a técnicos e produtores pela Expedição Safra, que já rodou 4.200 km desde a saída de Curitiba, dia 19.

Em Luis Eduardo Magalhães, o produtor Cícero José Teixeira comemora uma média acima de 80 sacas por hectare na propriedade de quase mil hectares. O melhor rendimento anterior tinha sido no ano passado, com 62 sacas de média. “Vínhamos fazendo tudo certo, plantando com tecnologia, materiais genéticos adequados, adubação e construção de matéria orgânica no solo. Daí, com o clima que Deus nos deu nesse ano, a produtividade não tinha como não ser recorde”, resume.

Nos 300 hectares irrigados com pivô central, a produtividade do seu Cícero bateu em 103 sacas por hectare. “Estive no Paraná há alguns anos num dia de campo e vi que o pessoal estava passando de 100 sacas. Eu pensei: vamos fazer a mesma coisa na Bahia, e agora isso está acontecendo”.



Fonte: Gazeta do Povo

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.